Nós, humanos, ainda não podemos pisar no solo de Marte, mas, pelo menos, podemos registrar o nosso nome no Planeta Vermelho. A Nasa está oferecendo essa oportunidade e, até o momento, mais de 8,8 milhões de pessoas já fizeram a inscrição. Os dados destes terráqueos serão depositados em um microchip dentro do rover da missão ‘Mars 2020’, que vai aterrissar em solo marciano em 2021. Até o dia 30 de setembro, você também pode fazer parte deste grupo.

Para se juntar à jornada rumo a Marte e receber o seu cartão de embarque virtual, é necessário digitar nome, sobrenome, país de origem e código postal. Pouco mais de 135 mil passageiros são brasileiros; a Turquia lidera a lista com mais de 2,5 milhões de nomes viajantes. Há também a possibilidade de inscrever seu e-mail para o programa de engajamento Frequent Flyer (“passageiro frequente”), que guarda os dados das suas missões espaciais e acumula as milhas viajadas.

O rover, um robô que pesa mais de mil quilos, procurará por sinais da vida microbiana do passado, caracterizará o clima e a geologia do planeta, além de coletar amostras para um futuro retorno à Terra. Ele circulará pelo Planeta Vermelho ao longo de, no mínimo, um ano marciano (cerca de 687 dias na Terra).

publicidade

A missão ‘Mars 2020’ tem lançamento programado para julho de 2020, a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, com chegada à Marte esperada para fevereiro de 2021.