O Google lançou o Chromecast em 2013, um acessório que permitia reproduzir de forma muito mais fácil na televisão conteúdo vindo de smartphones. Desde então a empresa lançou o Chromecast Ultra 4K, o Chromecast Audio e duas atualizações do hardware em 2015 e 2018. E parece que, após seis anos de serviço, a empresa está começando a reduzir seu suporte à primeira geração do produto e encerrando o suporte a atualizações de software.

Como o nome sugere, dentro de cada Chromecast está o navegador Google Chrome, que se conecta à Web para transmitir a página ou o vídeo que você solicitou. Como qualquer outra plataforma, esse navegador precisa ser atualizado e isso é feito por meio de mudanças regulares de firmware.

Segundo o 9to5Google, se você der uma olhada rápida na página de suporte do Google detalhando a versão de firmware mais recente disponível em cada modelo de Chromecast, notará que o modelo original está com uma versão mais antiga do que os outros dispositivos. Todos os outros modelos do Chromecast estão na versão 1.40.156414, enquanto o Chromecast original está na versão 1.36.157768.

A permanência em uma versão de firmware mais antiga confirmaria que o Chromecast original não verá novas atualizações com recursos que possam chegar aos irmãos mais novos. O 9to5Google perguntou ao Google se o Chromecast original continuaria sendo atualizado e a empresa afirmou em uma declaração que: “O Chromecast celebrou recentemente seu sexto aniversário. Estamos entusiasmados com o fato de alguns dos nossos primeiros usuários ainda estarem aproveitando o dispositivo de primeira geração, e continuaremos a atualizá-lo com correções de bugs e de segurança”.

publicidade

Usando informações do WhatIsMyBrowser.com, sabemos que a parte central do número da versão do firmware do Chromecast indica aproximadamente qual versão do Chrome é usada. Por exemplo, 1,36 é baseado no Chrome 70, enquanto 1,40 – quatro versões mais altas – usa o Chrome 74.

Com base nisso, parece que as atualizações para o Chromecast original provavelmente continuarão baseadas no Chrome 70 daqui para frente. Mas os proprietários do aparelho não precisam se desesperar com o fato, uma vez que, apesar de não receber mais atualizações importantes, o Google não deu nenhuma indicação de que o acessório deixará de funcionar em breve.

Via: 9to5Google