O Irã parece estar se preparando para uma tentativa de lançar outro foguete espacial, e, segundo o site NPR, uma imagem capturada no dia 24 de agosto mostra que sua plataforma de lançamento ganhou uma nova pintura; indício de que os planos estão se aproximando.

A imagem do satélite, mostra o bloco pintado de um azul turquesa. Até o início do mês, a plataforma de lançamento no Centro Espacial Imam Khomeini apresentava marcas de queimadura da tentativa anterior de lançamento que foi fracassada. Ela também havia sido coberta de detritos trazidos por uma enchente no local.

publicidade

Reprodução

“Os iranianos terminaram de limpar a área e pintaram a marca do lançamento anterior”, diz Dave Schmerler, pesquisador sênior do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais, que analisou as fotografias.

Outras imagens recentes mostraram a atividade dos veículos em um prédio próximo, onde o Irã monta seus foguetes. “Estamos chegando perto de um lançamento, mas exatamente quando isso vai acontecer, não posso dizer”, diz Schmerler.

A imprensa iraniana informou que o governo tem três satélites que podem estar prontos para serem lançados até março de 2020. Um relatório recente de agosto sugere que um dos satélites de comunicações, conhecido como Nahid-1, já está finalizado e pode ser enviado para o espaço em pouco tempo. Só nesse ano o país já tentou dois lançamentos, um em janeiro e um em fevereiro, mas ambos terminaram em fracasso.

A administração de Trump insistiu que os foguetes espaciais do Irã também avançam no programa de mísseis balísticos do país. “Tais veículos incorporam tecnologias praticamente idênticas e intercambiáveis com aquelas usadas em mísseis balísticos, incluindo mísseis balísticos intercontinentais”, disse o secretário de Estado Mike Pompeo em um comunicado.

Via: NPR