Quando você está sentado em frente a um monitor curvo de proporção ultra-wide (21:9 nesse caso), é fácil se perder no tempo com os jogos e assistindo a filmes. 

Não é de admirar que esses monitores tenham começado a se tornar populares. O Samsung C34F791, produto do review de hoje, é um exemplo. É um monitor ultra-wide de 34 polegadas com uma curva de 1,5 metro de raio, o suficiente para envolver todo o seu campo de visão.

O Samsung C34F791 tem um painel que trabalha em uma taxa de atualização de 100 Hz e também usa a técnica FreeSync, para jogos. Além disso, o painel LCD usa a mesma tecnologia de pontos quânticos das novas TVs da Samsung. Pouco explicativo? Você tem razão. Então acompanhe o review para saber se essas técnicas de nomes bonitos valem a pena nesse monitor.

Monitor Samsung C34F791: as tecnologias da tela

Atualmente, os grandes displays curvos são muito populares entre os fãs de jogos e de multimídia. O formato 21:9 garante uma cobertura de campo de visão mais ampla e uma experiência mais imersiva. 

publicidade

Com 34 polegadas, a Samsung fez uma curvatura de 1500R, nomenclatura que significa que o raio é de 1,5 metro. Faz todo sentido um monitor ultra-wide ser curvo. Como os LEDs ficam posicionados em linha reta, “curvar” a tela faz com que nossa visão não embace a luz emitida por eles. E assim temos uma experiência melhor no monitor de tela estendida.

Reprodução

A técnica de freeSync é usada para jogos, onde as cenas ficam fluidas, sem “rasgos” no movimentos. A tempo de resposta (tempo que um LED leva para ir do branco ao preto) de 4 ms (milissegundos) não é a melhor para jogadores profissionais, mas é o suficiente para ver tudo sem rastros ou borrões na tela.

E a taxa de atualização de tela de 100 Hz ajuda o FreeSync a ter quebras mínimas, tempo para jogabilidade com maior fluidez possível.

O painel QLed talvez seja o principal destaque na parte técnica a ser comentada. Usando cristais minúsculos como LEDs, a luz que passa por eles produz cores mais realistas e intensas do que os paineis de LED convencionais. Os cristais têm tamanhos diferentes para produzir as formas de ondas das cores básicas: azul, vermelho e verde.

E a combinação de luz entre eles formam todas as outras cores. Como cada cristal é transparente e recebe luz branca em por ângulos diferentes (como um prisma ou diamante) as cores formadas são puras e mais reais.

Monitor Samsung C34F791: o desempenho

Com uma resolução Quad-HD de 3.440 x 1.440 pixels, a tela oferece mais espaço de trabalho do que as soluções de 2 monitores normais. É uma condição ideal para quem precisa de mais espaço. Para edição de vídeo, por exemplo, essa tela é uma boa pedida. Além da alta definição, as cores vibrantes e o fato de ter uma timeline longa na tela ajudam muito nesse tipo de trabalho.

O mesmo acontece com jogos. Jogar em uma tela com alta definição, com cores profundas e em uma tela de largura de 84 centímetros, foi uma experiência bastante empolgante. A tecnologia FreeSync, direcionada para quem usa chips de vídeo AMD, agora também funciona para chips da Nvidia. E foi bem legal ver as cenas rápidas não “rachando” as imagens, oferecendo uma experiência bem fluida.

Reprodução
A taxa de atualização de 100 Hz, resolução 4K e tela curva tornam a experiência com jogos muito mais imersiva

Assistir a filmes também foi ótimo, ainda mais quando o filme está dimensionado para a proporção 21:9, como no cinema. Para textos, a alta resolução deixa os caracteres bem desenhados e não se percebe serrilhamento nas letras.

Além disso, no menu, é possível configurar brilho, contraste, gama e nitidez. Também oferece configurações de intensidade vermelho, verde e azul, seis configurações de temperatura de cor, uma configuração de conforto para os olhos (pouca luz azul) e um modo de jogo.

Reprodução
A edição de vídeos é um tipo de tarefa que ganha aumento produtividade com a tela de 34 polegadas ultra-wide, além da resolução 4K

As predefinições de imagem do MagicBright da Samsung incluem os modos Personalizado, Padrão, Básico (sRGB), Cinema, Dinâmico e Alto brilho (brilho máximo). Há também várias configurações de tamanho e posicionamento PiP e Picture-by-Picture (PbP). 

Com todas essas opções, é bem provável que você configure o ambiente ideal de sua preferência. Eu consegui ajustar e pude ficar horas escrevendo e jogando com conforto.

Esse monitor tem dois alto-falantes de 7 watts cada e gostei do volume alcançado. A qualidade do áudio é boa, com graves decentes; só faltou mesmo um equilíbrio melhor com os agudos. Mas para um monitor desses, foi surpresa até vir com alto-falantes, pois outros modelos curvos da Samsung não vem com áudio embutido, como por exemplo, o modelo de 49 polegadas. 

Monitor Samsung C34F791: design e acabamento

A construção do gabinete é bastante sólida, com plástico totalmente liso e cor brilhante na parte de trás, na cor branca. O suporte foi bem projetado para suportar os mais de 6 quilos do monitor, inclusive o ajuste de altura que funciona por pressão.

Reprodução

Para movimentar a tela para cima e para baixo é preciso usar o mínimo de força. Também é possível inclinar a tela para trás (15º) e para frente (- 5º). Mas não há ajuste para virar o monitor para esquerda ou direita. Se você quiser montá-lo na parede, pode usar o kit de montagem VESA incluído na caixa.

Reprodução

Os conectores estão dispostos virados para baixo, embutidos no canto direito de trás. Estão disponíveis duas entradas HDMI, uma Display Port, uma saída para fone de ouvido (P2) e um hub para duas USBs.

Reprodução

Monitor Samsung C34F791: conclusão

Há vários pontos de destaque que fazem a gente curtir esse monitor curvo Widescreen. A tecnologia de pontos quânticos, a mesma utilizada nas TVs mais modernas, proporciona cores ricas e vibrantes. A tela curva de 34 polegadas oferece experiência imersiva em jogos e filmes. Para quem precisa de espaço para atividades como edição de vídeo ou usar duas aplicações abertas ao mesmo tempo, esse monitor também é uma boa pedida.

Os jogadores vão gostar da taxa de atualização de 100Hz do painel, bem como a tecnologia FreeSync, que se combinam para oferecer uma ação de jogo suave. Ele já vem montado, por isso a caixa é grande (896 x 589 x 371)(mm). O motivo disso é o ajuste de altura, que é um mecanismo em que não seria possível montar, pois faz parte do sistema de ajuste de altura e inclinação da tela.

A resolução de QHD de 3.440 x 1.440 pixels, somadas as outras tecnologias citadas que fornecem uma alta qualidade de imagem em uma tela de 34 polegadas o torna um monitor caro. Até a data de publicação desse review, foram pesquisadas lojas online em que o preço variava entre R$ 3.999 a R$ 4.999. 

Monitor Samsung C34F791: ficha técnica

  • Tamanho da tela: 34 polegadas
  • Curvatura: 1.500 mm
  • Cores: prata/branco
  • Formato: 21:9
  • Painel: VA-painel
  • Resolução: 3,440 x 1,440 pixels
  • Relação de contraste: 3000:1
  • Brilho máx: 300 cd/m²
  • Tempo de resposta: 4ms
  • Taxa de atualização: 100Hz

Conexões:

  • 1x DisplayPort 
  • 2x HDMI 
  • 3x USB 3.0 (1%,2%)
  • Peso: 7,6 kg (com a base)
  • Dimensões (LxAxP): 808,7 x 4516,0 x 309,4 mm
  • Ergonomia (ajuste de altura): 110 mm 
  • Inclinação: -5 ° +15 °
  • Kensington Lock: não
  • Montagem na parede: acompanha suporte
  • Alto-falantes integrados: sim (2x7watts)
  • Fonte de alimentação: externo
  • Outros: freesync

 

Ficou interessado no produto? O aparelho apresentado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.