Em 1982 era lançado um longa que promovia a união de Jim Henson, criador do The Muppet Show, com o ator Frank Oz: O Cristal Encantado fez a alegria de crianças do mundo inteiro e colocou o nome de ambos no mapa de Hollywood.

Era a estreia de Oz, que depois realizaria filmes bem-sucedidos como Os Safados (1988) e Será que Ele É? (1997). Jim Henson já havia dirigido trabalhos na TV e o longa A Grande Farra dos Muppets (1981). Anos depois faria Labirinto (1986), com David Bowie e Jennifer Connelly, que seria a sua consagração definitiva.

O fruto dessa união finalmente recebe uma continuação de peso, na forma de uma série que estreia nesta sexta (30) na Netflix. Mas nem Oz nem Henson, que morreu em 1990, estão envolvidos em O Cristal Encantado: A Era da Resistência. Os criadores Jeffrey Addiss e Will Matthews imaginaram uma história anterior à narrada no longa, mas com os efeitos especiais devidamente atualizados em 37 anos.

publicidade

Nestes tempos em que ficções científicas e fantasia estão em alta, o cruzamento sempre fértil entre esses dois gêneros tem tudo para bombar. Mas quem achar infantil demais pode conferir a segunda temporada de Supermães e as estreias das séries The A List, mais uma atração com adolescentes, a animação japonesa Carole e Tuesday e Styling Hollywood, sobre um casal especializado em repaginar celebridades e mansões.

Entre os longas, o trailer de Amor em Obras, produção original da Netflix não anima muito. Mas a direção é de Roger Kumble. Ele estava meio sumido dirigindo episódios esparsos de séries televisivas, mas no cinema realizou os razoáveis Tudo Para Ficar Com Ele (2002) e Apenas Amigos (2005), filmes esquecíveis a que assistimos com certo prazer.

Há também a comédia francesa (também uma produção da Netflix) A Volta por Cima, e o longa brasileiro Kardec, com Leonardo Medeiros e Sandra Corveloni, sobre o fundador do espiritismo.