A Samsung anunciou nesta segunda-feira (2), a chegada do Galaxy Note 10 e do Note 10+ ao Brasil. Os aparelhos foram apresentados no início de agosto pela coreana e chegam ao mercado a partir do dia 20 de setembro, mas entram em pré-venda já a partir desta terça-feira (3) por preços que variam entre R$ 5.300 pelo Note 10 e até R$ 6.800 pelo Note 10+ com 512 GB de armazenamento.

O caçula da família é o Galaxy Note 10, com uma tela de “apenas” 6,3 polegadas com bordas mínimas e o design “Infinity O” (com um “buraco” para a câmera) que a Samsung já usou no Galaxy S10e, S10 e S10+. Entretanto, desta vez o buraco é centralizado na parte superior da tela, em vez de alinhado à direita como anteriormente. 

publicidade

O aparelho também tem 8 GB de RAM, 256 GB de memória interna e bateria capacidade de 3.500 mAh com suporte a carregamento rápido sem fios, a 12 Watts. Na traseira, o Galaxy Note 10 tem um sistema com três câmeras, sendo uma delas de 12 megapixels com abertura ajustável de f/1.5 ou f/2.4, uma telefoto para “zoom” com abertura f/2.1 e 12 MP e a terceira é “ultra-wide”, voltada para capturar imagens com maior amplitude horizontal, com 16 MP e abertura f/2.2. 

Já o Note 10+ tem uma tela maior, com impressionantes 6,8 polegadas, com resolução Quad-HD+ (3040 x 1440). É quase o tamanho da tela de tablets Android como o Nexus 7, que tinha 7 polegadas, mas com a vantagem. Além disso, vem com 12 GB de RAM, 256 GB ou 512 de armazenamento interno, uma bateria de 4.300 mAh, recarga wireless ainda mais rápida, a 20 Watts, e recarga via USB-C a 45 Watts. 

publicidade

As câmeras também sofrem um upgrade, com quatro lentes. Três delas são iguais às do Note 10 comum, mas o quarto sensor é especial. Trata-se de um sensor ToF (“time-of-flight”, ou “tempo de voo”), que serve para reconhecimento de profundidade para ajuste de foco, por exemplo, ou aplicações de realidade aumentada. 

Ainda sobre as câmeras, a Samsung destaca em ambos os modelos um recurso que permite criar um efeito bokeh (aquele fundo desfocado, também conhecido como “modo retrato”) durante a gravação de vídeos em tempo real. Além disso, os aparelhos contam com um recurso chamado Audio Zoom, que utiliza três microfones em conjunto para entender melhor a direção de onde vem o som, o que permite focar melhor em uma única fonte.

publicidade

Como de costume, nos EUA os Galaxy Note 10 serão baseados no processador Snapdragon 855, da Qualcomm, mas em algumas regiões eles contarão com o recém-anunciado processador Exynos 9825, da própria Samsung, um SoC (System on a Chip, Sistema em um chip) octa-core que inclui dois núcleos “Mongoose” personalizados, dois núcleos Cortex-A75 e quatro núcleos Cortex-A55. A GPU é a Mali-G76 MP12, e há suporte para armazenamento UFS 3.0, o que garante melhor desempenho na leitura e escrita de dados, e gravação de vídeo em até 8K. Para garantir a alta potência mesmo sob condições mais exigentes, a Samsung também implementou um sistema de resfriamento a câmara de vapor, o que evita o aquecimento do processador mesmo durante partidas de games mais pesados.

A baixa do Note 10 é a ausência de entrada de fones de ouvido. A Samsung segurou a onda por muitos anos, enquanto a maior parte do mercado seguia a tendência ditada pela Apple de remover a entrada P2 para dar mais espaço para outros componentes. Segundo a coreana, o conector foi removido para dar lugar a uma bateria maior. A empresa também removeu a tradicional entrada para cartão microSD, que era uma marca de seus smartphones

publicidade

Nova S-Pen 

O principal destaque da linha Galaxy Note sempre foi a caneta inclusa, a S Pen. Nos Galaxy Note 10 ela ficou ainda mais poderosa: graças aos novos sensores integrados, ela ganhou o recurso S Pen Air Actions, que permite comandar o smartphone à distância com gestos no ar, seja para trocar os modos da câmera, ajustar o zoom ou tirar uma foto, ou controlar a reprodução de um vídeo. 

A nova S Pen foi apresentada ao mundo alguns dias antes do Galaxy Note 10, no tablet Galaxy Tab S6. Lá, ela se conecta ao tablet via Bluetooth, e tem bateria interna recarregável sem fio, com autonomia para 10 horas de uso com apenas 10 minutos de carga.