O jornal The Next Web desenvolveu um bot, chamado Satoshi Nakaboto, para explorar a web em busca de notícias sobre Bitcoin e produzir matérias. O jornalista do portal, Már Mássom Maack, explica que o software não possui uma avançada Inteligência Artificial (IA), pelo contrário, apenas combina novas informações com “frases e termos que já escrevemos anteriormente”. Ainda assim, o bot conseguiu emplacar uma matéria como a mais lida do dia no portal, notou o editor:

Reprodução

publicidade

Em seu artigo, intitulado “Estou com medo do meu colega robô”, Maack expressa sua frustração por algumas linhas de código terem superado seu trabalho. Segundo ele, há um desconforto por saber que um bot – imortal, incansável e barato- pode criar os artigos mais populares, principalmente ao considerar que o dinheiro de uma redação vem dos cliques do leitor.

Maack também refuta a ideia de que com a IA os seres humanos ficam livres para desempenhar os trabalhos mais complexos. De acordo com seu texto, a economia não sabe avaliar as habilidades “humanas” supostamente superiores, já que medem o desempenho principalmente pela quantidade de produção – e nisso os bots se destacam. 

publicidade

Fonte: Boing Boing