A TIM é a mais nova integrante do grupo de empresas que oferece suporte ao eSIM, no Brasil, a tecnologia que visa substituir o tradicional chip de celular. A empresa se junta à Claro e à Vivo, que já haviam abraçado a ferramenta em março deste ano.

Para quem não lembra, eSIM é uma novidade que chegou ao Brasil com a última geração de iPhones (XS, XS Max e XR), que foram os primeiros celulares a serem oficialmente lançados com suporte à tecnologia por aqui. No exterior, há outros exemplos, como a linha de celulares Pixel, produzida pelo Google.

-> O que é o eSim? Conheça a tecnologia que pode matar o chip de celular

Como o nome sugere (o “e” de “eSIM” vem da palavra “incorporado” em inglês), o chip vem embutido no próprio celular. Isso significa que, para trocar de operadora ou ter duas linhas no mesmo aparelho, não é preciso ficar abrindo e fechando a gavetinha de chip do smartphone. A ativação é feita por meio de um QR Code que só precisa ser lido pela câmera do celular.

publicidade

No caso da TIM, por enquanto só estão habilitados a usar o eSIM os clientes que fizerem parte de planos pós-pagos ou controle. Em algum momento futuro, usuários de planos pré-pagos também poderão fazer uso do eSIM.

Para ativar o eSIM no celular, é necessário ir presencialmente a uma das lojas oficiais da TIM. A lista pode ser conferida neste link.