A Netflix começará a adotar uma estratégia diferente no lançamento de suas séries. A empresa, que sempre foi conhecida pelas “maratonas” que envolvem lançar temporadas inteiras de uma tacada só, vai começar a experimentar o lançamento de episódios em um ritmo semanal em alguns de seus programas. 

Como notou o site ComicBook, até o momento, dois novos seriados já tiveram o novo formato de distribuição confirmado. Um deles é o britânico “The Great British Baking Show”, um reality show que mostra uma competição entre padeiros amadores do Reino Unido. O outro é “Rhythm & Flow”, que também é um reality show competitivo para rappers que tem como jurados T.I., Cardi B e Chance. 

Quem assiste “Better Call Saul” e “The Good Place” já está acostumado com a publicação de episódios em um ritmo semanal. Isso em geral é feito com programas licenciados, que não pertencem à Netflix, forçando a empresa a obedecer um calendário de exibição para respeitar a emissora original. É o caso de “The Great British Baking Show”. No entanto, “Rhythm & Flow” é original da Netflix, gerando uma situação nova. 

A empresa confirmou a nova estratégia, mas afirmou que ela é limitada especificamente a “Rhythm & Flow” pela dinâmica do programa competitivo. A ideia é manter a surpresa e evitar que a internet seja inundada com spoilers sobre o vencedor. O método permite gerar burburinho sobre a série e dá tempo para que quem começou a acompanhar mais tarde chegue ao episódios final junto com o restante do público. 

publicidade

Ainda que a Netflix pareça hesitante em ampliar essa ideia para outras séries, alguns de seus concorrentes parecem seguir o caminho contrário. O Hulu, serviço de streaming que tem entre seus principais acionistas a Disney, já adota a liberação de episódios semanais de suas séries, e o Disney+ também promete fazer o mesmo.