Na noite desta quarta-feira (11), a Apple retirou o bloqueio às transmissões ao vivo do Boletim Olhar Digital News pelo YouTube. Desta forma, a programação volta ao normal a partir desta quinta-feira (12). 

Entenda o caso 

Tradicionalmente, o Olhar Digital transmite em todas as plataformas – YouTube, Facebook e Twitter – o evento anual de lançamento da Apple com tradução e comentários simultâneos. Este ano, ainda durante a transmissão, a companhia pediu para que a plataforma do Google suspendesse imediatamente a transmissão do portal de tecnologia.

publicidade

Com isso, o boletim Olhar Digital News ficaria fora do YouTube por 90 dias, seguindo a programação habitual apenas nas redes sociais Facebook e Twitter, às 19h30. Abaixo, o posicionamento do Olhar Digital, nas palavras de nosso publisher, Wharrysson Lacerda:

“O Olhar Digital lamenta a postura da Apple no episódio que levou ao bloqueio das nossas transmissões ao vivo por parte do YouTube. Nosso trabalho é levar informação de tecnologia ao maior número possível de pessoas – e muitas delas não dominam inglês, no Brasil. Ao colocar no ar, em plataforma global, um conteúdo ao vivo e, ao mesmo tempo, limitar as adaptações regionais – como fez a Apple -, a empresa, na verdade, impede a muitos brasileiros o acesso ao conteúdo. Entendemos que o Olhar Digital não deveria ser punido por uma suposta violação de direitos autorais por parte da empresa, já que estávamos, tão somente, fazendo um trabalho que, aliás, a Apple mesma deveria fazer, traduzindo simultaneamente seu conteúdo para o Brasil, já que a companhia tem uma grande base de usuários por aqui.” 

publicidade