Uma explosão foi registrada nesta segunda-feira (17) no Centro Estatal de Virologia e Biotecnologia Russo (conhecido como Vector), organização que durante a Guerra Fria conduzia pesquisas em guerra química e biológica, incluindo meios de “potencializar” doenças comuns para que pudessem ser usadas como armas eficazes.

Segundo a agência de notícias TASS o administrador da cidade de Koltsovo, onde fica o laboratório, afirmou que a explosão aconteceu em um equipamento a gás durante reparos de rotina. Vidros foram estilhaçados e um incêndio ocupou uma área de 30 metros quadrados. 13 caminhões de bombeiros e 38 bombeiros foram despachados para o local. O funcionário que realizava a manutenção está internado em estado crítico.

A notícia é preocupante pois o Vector é um dos dois únicos lugares no planeta onde ainda são mantidas amostras vivas do vírus da Varíola (o outro é o CDC, nos EUA). A doença, que pode deixar sequelas por toda a vida, foi erradicada em 1980, mas tanto o governo Russo quanto o Norte-Americano mantiveram amostras do vírus e conduziram pesquisas para seu uso como arma biológica.

Até o momento, não há qualquer evidência de que agentes biológicos tenham sido liberados com o acidente.

publicidade

Fonte: Gizmodo