Quando a opção de excluir mensagens enviadas por engano surgiu no WhatsApp, muitos acharam que seria o fim da vergonha de mandar aquela foto estranha no grupo do trabalho, certo? Parece que não é bem assim. Pelo menos se algum dos destinatários tiver um iPhone.

O pesquisador de segurança Shitesh Sachan percebeu que, mesmo após selecionar a opção “Apagar para todos”, os arquivos de mídia enviados aos usuários com iPhone permaneciam no dispositivo. Não são todos os dispositivos que isso acontece, somente aqueles em que o usuário selecionou a opção “Salvar no rolo da câmera” nos bate-papos em grupo.

Para esclarecer, embora as mensagens excluídas e seus arquivos de mídia não sejam visíveis no WhatsApp, os arquivos ainda estarão disponíveis na galeria de imagens dos usuários do iPhone. No Android isso não acontece. Quando uma mídia é apagada por alguém, ela é excluída do aplicativo e do dispositivo.

A diferença entre as plataformas pode dar uma falsa sensação de privacidade aos usuários do Android, que não estão familiarizados com o modo como o recurso funciona em dispositivos iOS.

publicidade

Quando descobriu a falha, o pesquisador entrou em contato com o WhatsApp para reportá-la. Um porta-voz da empresa sugeriu que o recurso não oferece garantia de que os arquivos da mídia serão removidos corretamente do armazenamento dos dispositivos. “A funcionalidade fornecida tem o objetivo de excluir a mensagem e não há garantia de que a mídia seja excluída permanentemente – a implementação se concentra na presença da mensagem no WhatsApp”, declarou o porta-voz.

O WhatsApp não é o único aplicativo de troca de mensagens que sofre com esse problema. Foi descoberto recentemente que o Telegram mantinha imagens de arquivos excluídos na memória interna do telefone dos destinatários, mas a empresa lançou uma atualização que corrigiu o bug. Pelo jeito, o WhatsApp não tem planos imediatos para resolver o problema.

Via: The Next Web

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!