Todos sabem que o Google Imagens é um dos recursos mais úteis criados pela empresa. Mas o que muitos não sabem é que, indiretamente, a atriz e cantora Jennifer Lopez foi uma das responsáveis por sua criação. O serviço foi criado após a grande demanda pela foto do vestido que a cantora usou durante o Grammy Awards em 2000.

Para comemorar o aniversário do momento, o Google fez uma parceria com a estilista Donatella Versace para recriar o vestido – e apresentar alguns produtos da empresa no processo. A versão atualizada do vestido verde foi usado por JLo no desfile da Versace durante a Semana de Moda de Milão.

(A demonstração começa em 18:46)

publicidade

Durante a passagem da cantora pela passarela, o Google usou o aplicativo de pintura de realidade virtual Tilt Brush para “decorar o espaço da passarela com obras de arte digitais inspiradas na nova versão”. A empresa até mesmo usou o Google Assistente para pesquisar pela versão original da peça.

O vestido pode ter sido criticado por especialistas em fevereiro de 2000, mas também fez a equipe do Google perceber que precisava atualizar seus mecanismos de busca. Em 2015, o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, escreveu sobre o alto número de pesquisas pelo vestido na noite e no dia seguinte da premiação. A empresa já estava tentando descobrir como atender seus usuários, que queriam “mais do que apenas texto”.

“Na época, era a pesquisa mais popular que já tivemos”, escreveu Schmidt. “Mas não tínhamos como garantir aos usuários exatamente o que eles queriam: JLo usando esse vestido. Com isso, o Google Imagens nasceu.”

Via: The Verge