A Logitech já tem tradição em mouses para jogos. Em meio a tantos modelos dela, uma das propostas é manter o design simples, como se fosse um mouse comum, mas, logicamente, com sensor preciso e de alta definição.

É o caso do review de hoje, onde testei Logitech G403 Hero. Ele vem com uma nova versão do sensor Hero, que atinge resolução de 16K DPIs (Dots per inch – pontos por polegada). Acompanhe o review e saiba se essa altíssima resolução faz diferença.

Mouse Logitech G403 Hero: Especificações técnicas

Para evitar confusão, é bom dizer que o G403 é um modelo antigo. A primeira versão do mouse G403 foi lançada em 2016, depois ganhou uma atualização chamada de Logitech G403 Prodigy e agora em 2019 chegou ao Logitech G403 Hero.

O design se manteve o mesmo, assim como comprimento do cabo e dimensões. A mudança mesmo para essa versão do review de hoje foi a atualização do sensor, o Hero, que usa definição máxima de 16K DPIs.

publicidade

Além do sensor ter a definição mais alta do mercado, ele tem tempo de resposta de 1ms, o que é bastante rápido para jogar online sem ser prejudicado na partida.

Os botões principais do G403 Hero usam acionadores com molas de metal, o que ajuda não apenas na resistência do produto, mas também mantém uma pressão sobre os botões. Isso faz com que o clique não seja acionado acidentalmente caso os botões sejam pressionados com um toque leve indesejado.

Mouse Logitech G403 Hero: design e experiência de uso

Bom, a primeira coisa que vejo em um mouse para jogos é a ergonomia. Não adianta ter uma resolução de “zilhões” de DPIs se a pegada não for boa. E o G403 passou bem fácil nesse teste. A mão encaixa confortavelmente e os dedos ficam bem posicionados sobre as teclas, para clicar com precisão. As dimensões do mouse são de 124 x 43 x 68 mm (PxAxL) e o cabo mede 2,1 metros, mais do que suficiente para alcançar o desktop, mesmo que ele esteja no chão.

Reprodução

As laterais são feitas de uma resina que se assemelha a borracha ou, ao menos, imita a textura de borracha. O fato é que isso evita que a mão escorregue, o que é essencial em jogos para não perder uma partida online.

Reprodução

Os botões laterais, para funções extras em jogos, também ficam bem posicionados sob o dedo polegar, outro item essencial para não perder segundos preciosos contra o oponente. As sapatas de teflon também deslizam bem; eu notei que são mais espessas do que outros mouses, inclusive os da Logitech. Parece que essa característica fez com que apenas as sapatas encostem na superfície e assim o mouse desliza com mais facilidade.

Além disso, o peso que acompanha o produto fez diferença no centro de gravidade, mantendo mais estável os movimentos. Esse peso de metal tem apenas 10 gramas, mas para um produto em que exigimos precisão, fez toda a diferença.

Reprodução

Testei com jogos populares. Um deles foi Counter Strike, que necessita de movimentos rápidos e até mesmo alterar a resolução durante o jogo. O botão que fica na parte de cima, próximo à roda do mouse, serve para trocar a resolução em tempo real.

Reprodução

Vale citar a função Shift DPI. Pelo software Logitech Hub é possível selecionar qual botão será acionado para manter a resolução desejada para uma determinada ação do jogo. É um recurso a mais e permite obter vantagens para momentos em que precisamos usar mais movimentos de busca e observação do que quando estamos em meio ao tiroteio.

Reprodução

Outro jogo foi o LoL. Como é um jogo com mapas, o recurso shift DPI também é interessante, pois é possível alterar a resolução mantendo a tecla da lateral pressionada e assim mover o mapa rapidamente. Ao soltar o botão, a resolução padrão volta automaticamente. 

Mouse Logitech G403 Hero: o software Logitech G-Hub

O software não é obrigatório para usar esse mouse gamer, mas ajuda a personalizar as resoluções de taxa de frequência com que o mouse se comunica com o computador. Se você é um jogador hard, que participa de competições, recomendo usar esse software para ajustar os melhores parâmetros. A figura abaixo ilustra isso.

Reprodução

Também há opções de gravação de macros para otimizar os comandos dos jogos e opção para salvar as configurações no mouse ou então em sua conta na Logitech. Ao instalar o G-hub e logar sua conta, o sistema reconhece o mouse conectado e já sabe qual configuração deve ser aplicada a ele. A figura abaixo ilustra a tela de configuração de macro.

Reprodução

E, por fim, ele tem iluminação RGB, no topo e na parte central da roda de scroll. Minha opinião sobre a iluminação: é legal, mas nunca dá para ver em uso, já que a mão fica sempre em cima do mouse. Mas se você quiser configurar as cores em que o mouse fica alternando, existe a possibilidade.

Mouse Logitech G403 Hero: conclusão

O G403 é um mouse de design simples, mas isso não quer dizer que seja um mouse comum. Ao contrário: o minimalismo nas inclinações e curvas foi uma ótima escolha para uma pegada bem ajustada à mão. E esse projeto garantiu conforto mesmo após extensas sessões de jogos, o que é sempre uma grande vantagem, principalmente para quem participa de competições.

O sensor também é preciso para se comunicar com o computador, assim como os botões. A alta definição de 16 mil DPIs realmente é alta demais. Isso não é um ponto negativo, quero dizer que dificilmente você usará tamanha resolução. 

Eu usei 4K DPIs e foi até mais do que suficiente para se sair bem nas partidas de Counter Strike online e, mesmo assim, havia momentos em que eu baixava essa definição para poder me movimentar sem excesso e não tomar um tiro.

O cabo é de nylon trançado e oferece bastante resistência. A única ressalva mesmo desse mouse é ser um produto apenas para destros, pois os botões laterais são para o polegar direito e o design curvo também é feito para a mão direita.

O G403 é um dos mouses da logitech com preço mais acessível. Nas pesquisas em lojas online, até a data de publicação desse review, o preço encontrado estava na faixa entre R$ 236 a R$ 274.

Pontos fortes

– bem construído, resistente

– ótima ergonomia

– sensor muito preciso

Pontos fracos

– somente para destros

Ficha técnica completa

Rastreamento
Resolução: 100 – 16,000 DPI.
Aceleração máx.: > 40 G*
Velocidade máx.: > 400 IPS**
* Os recursos avançados requerem o software Logitech G HUB disponível em LogitechG.com/Ghub
**Testado no Logitech G240 Gaming Mouse Pad

Sensibilidade
Formato de dados USB: 16 bits/eixo
Taxa de transmissão de USB: 1000 Hz (1 ms)
Microprocessador: 32 bits ARM
Deslizamento

Coeficiente dinâmico de fricção:* 0,1 μ (k)*
Coeficiente estático de fricção:* 0,16 μ (s)*
*Testado em mesas de madeira compensada.

Durabilidade
Botões (esquerdo/direito): 10 milhões de cliques
Sapatas: 250 quilômetros