A realidade aumentada é cada vez mais uma tecnologia bastante explorada por diversas empresas de diferentes setores. Com isso em mente, Jeri Ellsworth, uma empreendedora americana, criou um par de óculos que usa a realidade aumentada para mudar a experiência dos tradicionais jogos de tabuleiro.

O projeto, chamado Tilt Five, usa um tabuleiro reflexivo que projeta as imagens do jogo nos óculos. Com isso, é possível ter uma experiência interativa com jogos famosos como Dungeons & Dragons, Diablo e Divinity. Quem se interessar, pode apoiar o projeto no site de financiamento coletivo Kickstarter, com kits a partir de US$ 299 (aproximadamente R$ 1200).

Os óculos têm um campo de visão de 110 graus – o que apresenta uma visualização mais ampla do que os óculos de realidade aumentada disponíveis no mercado atualmente. Para que funcione de forma satisfatória, os objetos virtuais sempre devem estar em foco, ao contrário de seus concorrentes.

publicidade

Além disso, é possível bloquear realisticamente a visão do usuário usando a mão em frente aos óculos. Isso ocorre porque os óculos Tilt Five não precisam de guias de ondas e micro-espelhos para direcionar a luz para os olhos do utilizador. Em vez disso, eles têm minúsculos projetores HD que disparam em direção a uma superfície retrorrefletora, em seguida, a luz volta para os óculos que filtram as imagens e as exibem.

O dispositivo também conta com uma câmera de rastreamento de cabeça que permite que o usuário se incline para o tabuleiro e veja o jogo de perto.

Para o Tilt Five funcionar, ele deve ser conectado a um smartphone, tablet ou PC usando um cabo USB.

O dispositivo pode ser usado para jogar sozinho ou em um grupo no mesmo ambiente, de forma semelhante as tradicionais partidas de RPG de mesa. Além disso, há a possibilidade de jogar online com pessoas que não estão próximas – obviamente, é necessário que cada um possua seu par de óculos e seu tabuleiro.

Via: The Verge