O Google anunciou no início da semana o Play Pass, um serviço de assinatura que “desbloqueia” aplicativos e jogos para Android, pela taxa mensal US$4,99 (R$20,90). Com o lançamento, muitas dúvidas sobre o serviço surgiram, mas graças ao 9to5Google temos as respostas para elas.
Os aplicativos e jogos para Android “desbloqueados” como parte do Play Pass estão livres de anúncios, compras no aplicativo e pagamentos antecipados. O conteúdo pago se torna gratuito para download, enquanto os aplicativos gratuitos têm zero publicidade em todos os níveis, recursos extras ou bônus acessíveis.
Existe um catálogo de lançamento inicial de mais de 350 aplicativos e jogos que o Google selecionou. A maioria das pessoas gasta dinheiro em jogos, visto que eles tem muitas compras internas, por essa razão, assim como Apple Arcade, o Google “desbloqueou” titúlos de jogos conhecidos. Porém, ao contrário da Apple, o catálogo do Google inclui editores de fotos, apps de transmissões ao vivo, de clima e mais.
O Google adicionará mais conteúdo ao Play Pass todos os meses, com a empresa já divulgando This War of Mine e Cytus como “em breve”.
Após a inscrição, uma nova seção da barra inferior será exibida na Play Store antes das guias “Jogos” e “Aplicativos”. Ela terá forma de carrosel com um feed personalizado para cada usuário. O ícone do Play Pass aparecerá no Google Play, inclusive nas listagens, para sinalizar quando algo está incluído como parte da sua assinatura.
O Google está segmentando telefones, tablets e Chromebooks Android no lançamento. A Android TV é suportada com os jogos incluídos no Play Pass que aparecem como gratuitos para instalação na Play Store da plataforma, mas ainda não há experiência de navegação.
Ao assinar o Play Pass, você não pode comprar os aplicativos separadamente.
Os desenvolvedores podem optar por remover aplicativos do Play Pass, mas os assinantes manterão o acesso por um “período prolongado” depois.
O Google Play Pass custa US $ 4,99 por mês e pode ser compartilhado com até cinco outros pelo “Compartilhamento Familiar”. Ele estará disponível por US $ 1,99 por mês durante o primeiro ano, como parte de uma “oferta de introdução”. A oferta dura até 10 de outubro ou até o número máximo ser atingido.
Os desenvolvedores do Android ganharão royalties quando o aplicativo for usado. O Google levará em consideração o tempo gasto em um aplicativo, juntamente com outros sinais, para calcular o que pagar aos desenvolvedores
Segundo o Google são necessárias algumas atualizações mínimas.
No momento, o Play Pass é apenas para convidados, com o Google sendo seletivo e selecionado para experiências de alta qualidade. O serviço de assinatura estará aberto a mais desenvolvedores ao longo do tempo e um formulário para expressar interesse está disponível.
Segundo o Google o modelo é uma opção viável para monetização dos jogos, sendo que, anteriormente, os desenvolvedores dependiam de propagandas e compras. A empresa disse ainda que espera que o “Play Pass” ajude a empresa a conquistar mais usuários.
Fonte: 9to5Google