Google e Microsoft são arquirrivais, com divergências profundas e históricas. No entanto, isso não impediu as duas empresas de trabalharem juntas no Xbox One. O console agora opera com integração com o Google Assistente, o que permite controlar o dispositivo por meio de comandos de voz.
Por enquanto, o recurso está em fase experimental, mas já permite que usuários deem comandos em inglês para o console por meio de dispositivos equipados com o Google Assistente, incluindo caixas de som conectadas similares ao Google Home. A expectativa é que novos idiomas sejam acrescentados até o final do ano.
Entre as funções disponíveis, segundo os exemplos da Microsoft, estão:
Quem acompanhou a trajetória do Xbox One sabe que comandos de voz não são exatamente uma novidade na história da plataforma. Quando a Microsoft apresentou o aparelho em 2013, ele vinha equipado com o Kinect que, entre outras coisas, permitia abrir jogos e aplicativos e navegar por menus somente com a voz. No entanto, o acessório pesava no preço do aparelho, o que se tornou uma desvantagem no mercado, forçando a Microsoft a rever seus planos e começar a vender o Xbox sem o Kinect.
Alguns anos mais tarde, a Microsoft tentou implementar a assistente Cortana, que visava, entre outras coisas, reabilitar a interação por voz com o console, mas o plano também foi abandonado. Restou à Microsoft fechar parcerias com outras empresas com outras empresas para restabelecer a capacidade de comandos por voz no Xbox.
A Amazon, com sua assistente Alexa, já contava com essa capacidade de integração ao Xbox. Os testes com a assistente haviam começado em setembro do ano passado.
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de setembro de 2019 17:05