O Facebook apresentou na última quarta-feira (25) o Horizon, um ambicioso projeto que mistura a imersão da Realidade Virtual (VR) com o universo multiplayer.

O trailer divulgado mostra um ambiente semelhante ao que vimos no filme “Jogador Número 1”, em que é possível realizar diversas tarefas com os amigos, como se fosse a vida real. Toda a interação é feita usando o Oculus – projeto de óculos VR do Facebook.

publicidade

Os jogadores poderão criar seus próprios avatares e se teletransportar para diferentes cenários e locais usando portais chamados de “Telepods”. O objetivo do Horizon é ser um jogo no qual os usuários podem passar horas percorrendo o mundo e interagindo com outros jogadores.

publicidade

As possibilidades de interação são infinitas. Os usuários podem assistir a filmes, ler notícias ou participar de diversos minijogos entre amigos, como uma competição de aviões e até uma batalha de laser-tag na Lua. As competições podem ser feitas entre jogadores e entre equipes, embora elas sejam focadas em esportes e não em derrotar outros personagens.

Como em outros mundos abertos, os personagens também podem realizar todos os tipos de atividades, como pintar ou ouvir música, além de se unir a outros jogadores para resolver quebra-cabeças ou criar trabalhos em conjunto.

publicidade

De maneira semelhante ao que acontece no jogo Minecraft, o mundo vai evoluir à medida que os jogadores implantarem suas construções. As possibilidades, segundo o Horizon, são infinitas; os usuários podem chegar à Lua ou outros planetas.

Para construir objetos e edifícios, o Horizon usará o Horizon World Builder, que trabalha com a técnica de arrastar e soltar usando a realidade virtual. Com as mãos (com os controles do VR, na verdade), os usuários podem selecionar diferentes formas e objetos 3D e clicar para compartilhá-los com outros jogadores.

publicidade

Para proteger a saúde da comunidade, o Horizon também permitirá a criação de espaços privados virtuais onde nenhum outro usuário pode interagir com o jogador. Além disso, há ferramentas para silenciar, bloquear e relatar jogadores abusivos, que podem ser acessadas a qualquer momento.

O Facebook planeja lançar o Horizon em 2020. Uma fase beta está prevista para o começo do ano. Os interessados podem se inscrever no site oficial do projeto.

Via: Xataka