O Mate 30 Pro, anunciado recentemente pela Huawei, se destaca por um recurso único no mundo dos celulares: uma capacidade de gravar vídeos em câmera ultralenta, 8 vezes mais lenta do que os celulares que lideram a categoria nesse quesito.

Para referência, o celular da Huawei é capaz de gravar em 7.680 quadros por segundo, sendo que a reprodução padrão de vídeos normalmente é em 30 quadros por segundo. Os concorrentes normalmente fazem imagens em câmera lenta em 960 quadros por segundo.

Isso significa que o Mate 30 Pro consegue transformar 0,12 segundo de vídeo, o que significa gravar 921 quadros, em resolução de 720p em um vídeo de 32 segundos quando reproduzido em velocidade normal.

publicidade

Em entrevista, Bruce Lee, vice-presidente de produto da Huawei, explica que essa função é profundamente exigente para o celular, utilizando múltiplos componentes do chipset, combinando o uso da CPU, da GPU, da NPU (processador neural de inteligência artificial) e do ISP (processador de sinal de imagem).

Ele também conta que, como os reflexos humanos não permitem selecionar 0,12 segundo com precisão, o celular precisa utilizar inteligência artificial para selecionar um intervalo relevante do vídeo para desacelerar. O celular selecionar 1 segundo inteiro de vídeo para destacar 120 milissegundos que merecem ser exibidos em câmera lenta, e todo esse processo usa nada menos do que 2 GB de memória RAM.