Além da música, o Rock in Rio vai ser palco para a tecnologia: a Oi vai testar sua rede 5G durante o festival. A infraestrutura foi montada usando equipamentos da chinesa Huawei. A novidade será usada pela equipe de conteúdo para atualizar as redes sociais e fazer lives diárias sobre os bastidores do evento. O desempenho do 5G é até 10 vezes superior ao 4G, o que significa alta velocidade de envio e recebimento do material.

O público presente na Cidade do Rock poderá testar a tecnologia em dispositivos compatíveis que estarão disponíveis para essa finalidade. Além disso, ela poderá ser experimentada na Gameplay Arena by Game XP. Lá, o visitante será convidado a fazer um passeio virtual pela orla do Aterro do Flamengo em uma bicicleta conectada à rede 5G: quanto mais rápido ele pedalar, mais alta será a velocidade de exibição do vídeo apresentado no videowall em frente.

publicidade

A Oi demonstrou a tecnologia 5G pela primeira vez em Búzios, em março deste ano. Dois meses depois, em maio, levou a experiência para a Rio2C e, em julho, a apresentou durante a Game XP. No Rock in Rio, a operadora pretende fazer um dos maiores testes da tecnologia no Brasil até agora. Os equipamentos de infraestrutura são fornecidos pela Huawei.