O Google adicionou ao seu gerenciador de senhas sincronizado com Chrome e Android, um recurso de “verificação de senha” que analisará seus logins para checar se eles participaram de uma violação de segurança maciça. Essa ferramenta já estava disponível como extensão, mas agora ela foi oficialmente incorporada ao passwords.google.com.

Ao entrar no gerenciador de senhas do Google, suas credenciais de login serão comparadas a milhões de contas comprometidas em vazamentos. Segundo a empresa, a checagem alcança até alguns pontos da Dark Web, apesar de funcionar majoritariamente na internet aberta.

Se sua senha foi incluída em uma violação, o Google o incentivará a alterar o código (conheça o Gerador de Senhas do Olhar Digital). O mesmo vale se for constatado que você está reutilizando a senha em serviços diferentes ou se ela for muito fácil de adivinhar.

“Como a verificação de senha depende do envio de suas informações confidenciais ao Google, a empresa deseja enfatizar que elas estão criptografadas e que não têm como ver seus dados. As senhas no banco de dados são armazenadas em um formato criptografado, e qualquer aviso gerado sobre seus detalhes é totalmente local para sua máquina”, diz o Google.

publicidade

A gigante das buscas também fez uma parceria com a Harris Pool, instituto de pesquisa, para verificar os hábitos de escolhas de senhas das pessoas nos EUA e o resultado foi bem preocupante. Segundo a pesquisa, muitas pessoas ainda incluem itens que um estranho pode descobrir facilmente em suas senhas – como aniversário ou nome do animal de estimação. 

O estudo também identificou que poucas pessoas estão aproveitando as medidas extras de segurança, como a autenticação de dois fatores (37%) e os gerenciadores de senhas (15%). Além disso, 66% dos entrevistados disseram que usam a mesma senha para mais de uma conta online.

Esta última é o principal fator que o Google luta para desencorajar, isso porque usar a mesma senha em vários serviços pode colocá-lo em uma situação terrível, caso um deles seja comprometido. Se você tem medo de esquecer diferentes senhas, recomenda-se o uso de gerenciadores ou até mesmo anotá-las em um papel. 

Via: The Verge