Apesar do vazamento de imagens de vários produtos ontem (1), a Microsoft conseguiu guardar uma surpresa para seu evento desta quarta-feira (2) em Nova York: o Surface Duo, um smartphone com duas telas e que roda Android.

O design lembra um livro, com duas telas de 5,6 polegadas que podem girar 360 graus. Quando abertas, elas formam uma tela maior de 8,3 polegadas. É possível rodar dois apps ao mesmo tempo, um em cada tela, ou deitar o aparelho e transformá-lo em um “console portátil”, com uma tela mostrando a imagem do jogo e a outra exibindo controles sensíveis ao toque.

O sistema operacional é uma versão do Android com uma interface customizada, que lembra o Windows 10, e APIs extras para que os desenvolvedores possam tirar proveito dos recursos únicos do aparelho. Atualmente o processador é um Snapdragon 855 e o aparelho também tem uma câmera, sensor de impressões digitais e uma porta USB-C.

Não há muito mais informações disponíveis sobre o hardware, isso porque o produto ainda está em desenvolvimento e só deve ser lançado em 2020, ou seja, muitos detalhes de hardware e software podem mudar até lá.

publicidade

Em declaração à Wired o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que a empresa não está tentando entrar em uma categoria de mercado já existente, mas sim criar uma nova. Se bem que a Samsung e Huawei podem discordar desta afirmação.

Vale lembrar que a Microsoft não é novata no mundo dos smartphones. A empresa ajudou a criar a categoria com o Windows CE, o sistema operacional mais usado nos “PDAs” que precederam os smartphones, e após adquirir a Nokia em 2013 tentou emplacar o Windows Phone como uma alternativa de peso ao Android e iOS, sem sucesso. Esperamos que ela tenha aprendido com os erros do passado.

Fonte: The Verge