Durante testes em um estacionamento, Brooks Weisblat viu seu veículo Tesla, que estava sem motorista, ser parado por um polícial. Ele estava junto de um amigo para testar o novo recurso Smart Summon do seu Model 3, e filmou o momento em que o oficial abordou o carro que, apesar de não possuir motorista, surpreendentemente parou diante do oficial.

O Smart Summon baseia-se no recurso “Summon” anterior da Tesla, usado pelos proprietários para mover seus carros de forma autônoma por alguns metros ou em situações de estacionamento apertado. Com a nova versão, os proprietários de Teslas podem controlar seus carros de mais longe; os veículos também navegam em ambientes de estacionamento mais complexos.

Brooks é dono do canal de YouTube DragTimes. O youtuber estava filmando alguns testes do carro autônomo para postar na plataforma. Ele publicou o vídeo do policial abordando seu carro que, até o momento, possui 20 mil visualizações. Confira abaixo o vídeo que mostra o carro sendo parado pelo policial. 

publicidade

A Tesla resolveu ampliar a nova tecnologia de seus veículos para uma frota maior no mês passado. O CEO da empresa, Elon Musk, disse que o recurso já foi utilizado mais de 550 mil vezes, e o classificou como o “recurso mais viral de Tesla”.

No entanto, testes de proprietários mostraram alguns problemas na tecnologia. Algumas pessoas publicaram vídeos de seus veículos envolvidos em acidentes ao usar o novo recurso Smart Summon. A Administração Nacional de Segurança no Trânsito de Rodovias afirmou estar investigando os incidentes.

Falso ou real?

Comentaristas afirmam que o vídeo pode ter sido manipulado, mas ainda não existem evidências que comprovem a suspeita. Nas notas de versão da atualização V10, a Tesla afirmou que o recurso ainda está em versão “beta” e que os motoristas ainda são responsáveis pelo veículo. 

“O Smart Summon foi projetado para permitir que seu carro dirija até você (usando o GPS do seu telefone como destino) ou um local de sua escolha, manobrando e parando para os objetos, conforme necessário. Como o Summon, o Smart Summon é destinado apenas para uso em estacionamentos e calçadas privativos. Você ainda é responsável pelo seu carro e deve monitorá-lo o tempo todo dentro da sua linha de visão, pois ele pode não detectar todos os obstáculos. Seja especialmente cuidadoso com pessoas, bicicletas e carros em movimento rápido”, disse a empresa em comunicado. 

Portanto, se o caso for real, o proprietário do veículo deveria ter recebido uma multa por executar o sinal de parada. No entanto, em algumas jurisdições americanas, a polícia nem sempre aplica leis de trânsito em estacionamentos particulares. 

Via: Electreck