Às vésperas do evento em que Elon Musk apresentou as novas instalações da SpaceX em Boca Chica e o protótipo da Starship, espaçonave tripulada que poderá pousar na Lua já em 2021, o administrador da Nasa deu uma “alfinetada” na empresa via Twitter, cobrando resultados em um programa conjunto em desenvolvimento desde 2011.

Jim Bridenstine, administrador da Nasa, postou a seguinte declaração em seu perfil no Twitter.

“Estou ansioso pelo lançamento da SpaceX amanhã. Mas enquanto isso o programa Commercial Crew está atrasado em alguns anos. A Nasa espera ver o mesmo nível de entusiasmo focado nos investimentos do contribuinte norte-americano. É hora de entregar.”

Bridenstine se refere ao Commercial Crew Development (CCDev), programa estabelecido pela Nasa em 2010 para acelerar o desenvolvimento de soluções para levar uma tripulação para a ISS sem que seja necessário usar os foguetes russos.

publicidade

O programa foi dividido em etapas: a SpaceX começou a participar na segunda etapa, em 2011, e espera demonstrar ainda neste ano a espaçonave “Crew Dragon”, uma modificação da espaçonave de carga Dragon que será capaz de levar até 7 pessoas à ISS.

O atraso a que o administrador da Nasa se refere é em relação ao cronograma original do programa, que previa os primeiros vôos tripulados para 2015. Até o momento nem a SpaceX nem a Boeing, as duas empresas restantes no programa, fizeram vôos tripulados, embora ambos esperem fazê-los ainda em Novembro deste ano.

Em uma entrevista à CNN, Elon Musk respondeu às acusações, lembrando que o sistema de lançamento proposto pela Nasa, o “Space Launch System”, também está atrasado: “no mercado aeroespacial tudo está 8 anos atrasado. É uma questão de quem está mais atrasado”. Musk frisou que muito do que falta ser feito até o primeiro lançamento da Crew Dragon são análises de segurança, e elas estão sendo feitas “o mais rápido possível”.

A NASA precisa do SLS para completar o programa Artemis, que pretende colocar novamente humanos na superfície Lunar em 2024. Mesmo ano em que, se tudo correr como originalmente planejado, Musk promete colocar um humano em Marte.

Fonte: FayerWayer