Nem Donald Trump, ocupante de uma das posições de maior poder no planeta, está livre de problemas envolvendo infração de direitos autorais. O presidente dos Estados Unidos teve um vídeo removido do Twitter por pedido da Warner Music, que julgou inapropriado o uso não-licenciado de uma música da banda Nickelback.

O tuíte ainda está no ar, com a frase “Look at this photograph” (“Olhe para esta foto”) em caixa alta. No entanto, o vídeo foi removido. O canal da Casa Branca no YouTube também havia sido usado para divulgar o vídeo, mas o material também foi excluído por lá.

Reprodução

O site TorrentFreak conseguiu confirmar que a exclusão foi feita pelo Twitter após um pedido DMCA (um acordo de direitos autorais que facilita a remoção de conteúdo da internet) formalizado pela Warner Music. O documento aponta para o link do clipe Nickelback no YouTube como obra original, e para o link do tuíte de Trump como “URL infratora”.

publicidade

 Reprodução

A publicação visava atacar com um meme um dos possíveis candidatos à presidência pelo Partido Democrata, Joe Biden, que também foi vice-presidente dos EUA durante o mandato de Barack Obama. No vídeo, o trecho da música do Nickelback que diz “Look at this photograph” é usado para destacar uma imagem de Biden e seu filho Hunter ao lado de um suposto executivo de uma companhia de gás ucraniana, que foi identificado como Devon Archer, um empresário americano.

A música e as imagens são reproduzidas logo após imagens do momento em que Joe Biden é questionado se já havia conversado com seu filho sobre negócios mantidos por ele no exterior. Ele responde dizendo que nunca falou com o filho sobre o tema.

A música “Photograph” já se tornou um meme na internet, e não é comum que o material seja removido por infringir direitos autorais. No entanto, a publicação de Trump alcançou milhões de pessoas e foi usada sem autorização. Afinal de contas, usar um vídeo em um meme inocente e divertido é uma coisa; em um contexto de disputa política é outra completamente diferente.