Para criadores de jogos e filmes sobre a lua não é difícil encontrar imagens do nosso satélite natural. No entanto, com o novo set de imagens disponibilizada pela Nasa, os produtores e artistas de computação gráfica vão poder aproveitar arquivos complexos disponibilizados exclusivamente para eles. Muito além de imagens de alta qualidade, a partir de agora ficou mais fácil criar mapas 3D detalhados da lua.

O Kit Lua de Imagens Geradas por Computador (CGI) foi criado pelo Goddard Space Flight Center, da Nasa. Nele, o expert em visualização científica Ernie Wright percebeu que os dados que possuía para outros propósitos eram populares entre artistas 3D. A origem dos dados vem de dois instrumentos na espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que orbita o satélite faz quase uma década, tirando fotografias e medidas.

A captura dos dados e das imagens é realizado por meio de uma câmera de alta qualidade no LRO, que captura constantemente pequenas porções da lua e já registrou todo o lado visível do satélite. Porém, para criar um mapa é necessário mais do que boas fotografias, e, portanto, é essencial ter informações sobre a topologia da superfície. Isso também está sendo registrado pela LRO, que analisa a força e o tempo percorrido para um laser voltar depois de ser lançado por um dispositivo altímetro. Desta maneira, é registrado a altitude do relevo e suas características geológicas, ou seja, se é uma estrutura de pedras ou de regolito lunar.

Os dados são registrados em um mapa de deslocamento, que ao ser sobreposto em um mapa fotográfico e moldado no formato de uma esfera, torna-se um mapa topográfico. Essas características são bem interessantes de se explorar na primeira pessoa de um jogo que seja ambientado no espaço, por exemplo.

publicidade

 

Via: Tech Crunch