Ao utilizar um serviço do Google, muitos de seus usuários acabam preocupados com a sua privacidade, já que a maioria das ações feitas neles acabam sendo guardadas em seus servidores. O YouTube, por sua vez, sempre sofreu com isso, guardando o histórico de vídeos visualizados por seus usuários.

Felizmente, o Google liberou um novo recurso para que o YouTube não mantenha os registros de buscas e de vídeos assistidos nele para você ter um pouco mais de privacidade ao utilizá-lo. A seguir, veja como limpar e desabilitar o histórico de vídeos assistidos no YouTube.

Importante

O tutorial abaixo pode ser realizado tanto pelo computador quanto pelo seu smartphone. Caso você seja um utilizador do iOS (sistema do iPhone), você deverá usar o link disponível na parte do PC para poder apagar o seu histórico do YouTube.

Como apagar o histórico do YouTube pelo computador

O processo para apagar as suas atividades realizadas no YouTube é bem simples, sendo tudo realizado no próprio site do YouTube ou em algumas páginas separadas do Google. Confira primeiro, como remover apenas um item do seu histórico de exibição do YouTube:

publicidade
  1. Acesse o YouTube ou outro serviço do Google e realize o login com a sua conta normalmente;
  2. Agora, acesse este link para ver o seu “Histórico de exibição”. Caso queira remover apenas um item visualizado de seu histórico, basta passar o mouse sobre ele e clicar no “X”.

    Reprodução

Caso você queira remover todo o seu histórico de vídeos reproduzidos no YouTube, o processo também é realizado na mesma página utilizada acima. Veja:

  1. Na página do “Histórico de exibição”, clique em “Excluir todo o histórico de exibição”;

    Reprodução

  2. Na mensagem que surge, confirme a ação ao clicar em “Limpar histórico de exibição”.

    Reprodução

Além de remover todo o seu histórico de visualização, também é possível fazer com que o YouTube não guarde mais o que você for assistir na plataforma. Para isto, basta seguir estes passos:

  1. Ainda na página do “Histórico de exibição” do YouTube, clique em “Pausar o histórico de visualizações”;

    Reprodução

  2. Já na mensagem que surge, confirme a ação ao clicar em “Pausar”.

    Reprodução

Por fim, em relação aos processos no computador, você também pode fazer com que o YouTube apague o seu histórico de forma automática após um determinado período de tempo. Para isso, basta seguir estes passos:

  1. Acesse este link do Controle de atividades do YouTube no Google e clique em “Selecionar para excluir automaticamente”;

    Reprodução

  2. Na janela que surge, basta escolher o período desejado.

    Reprodução

Como apagar o histórico do YouTube pelo Android

Quem já tem mais o costume de usar o YouTube pelo Android também pode apagar o seu histórico nele, mas o processo é um pouco diferente do que foi visto no PC e também não é realizado pelo seu próprio aplicativo. Veja:

  1. Entre na tela de “Configurações” do Android e vá em “Google”;

    Reprodução

  2. Na nova tela, clique em “Gerenciar sua Conta do Google” e entre em “Dados e personalização”;

    Reprodução

  3. Em “Controles de atividade”, toque em “Histórico do YouTube” e, na tela seguinte, você já poderá desabilitar o “Histórico do “YouTube” através de sua chavinha. Na mensagem que surge, toque em “Pausar”.

    Reprodução

Caso queira apenas apagar o registro de alguma atividade no YouTube, de volta a tela anterior, você deverá usar a opção de “Gerenciar histórico” e seguir os passos, conforme sugere a imagem abaixo.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como limpar e desabilitar o histórico de atividades suas realizadas no YouTube.