Com a recente explosão no número de smartphones voltados ao público gamer, surge a dúvida: o que é um ‘smartphone gamer’? Quais são realmente projetados para atender às necessidades dos jogadores, e quais são oferecem um design diferente com luzes coloridas? Para responder a estas questões, o Google está desenvolvendo um programa de certificação para smartphones gamer.

Segundo o site XDA Developers, uma cópia da 7ª versão dos requisitos técnicos que os fabricantes devem atender para poder instalar os apps e serviços do Google (Google Mobile Services) em seus aparelhos inclui uma nova seção relacionada a ‘certificação de dispositivos gamer’.

publicidade

Entre os itens estão ‘Desempenho previsível’, ‘Comportamento correto e alto desempenho da GPU’, e requisitos relacionados ao gerenciamento de memória. Segundo o documento, ‘dispositivos certificados precisam se comportar de forma previsível, para que os desenvolvedores não experimentem throttling (redução do desempenho) agressivo, redução no número de núcleos ativos ou outros comportamentos estranhos’.

De acordo com o site, o programa é novo, com um ex-executivo da Microsoft assumindo em Maio o cargo de gerente, com o objetivo de montar uma equipe para educar fabricantes de chips e OEMs nos requisitos do programa.

publicidade

Fonte: XDA Developers