A atriz, escritora e cineasta Issa Rae agora faz parte do pequeno grupo de celebridades que emprestaram sua voz ao Google Assistente. Começando hoje, a voz da criadora de Insecure estará disponível para uma participação especial na assistente virtual por tempo limitado. Ela está disponível em dispositivos Android e Google Home, além de outros aparelhos smarts como o Nest Hub, Nest Hub Max e Lenovo Smart Display.

 

Para mudar a voz da sua atual assistente para a de Issa, você pode falar “Hey Google, fale como a Issa” ou alterar as configurações no aplicativo. Assim como acontece com John Legend, a única voz de celebridade atualmente disponível para a assistente, existem comandos específicos que direcionam para respostas únicas da cineasta:

publicidade
  • “Eu preciso de um guarda-chuva hoje? ”
  • “Me conte um segredo”
  • “O que você acha de mim? ”
  • “Me dê uma frase de Issa Rae”
  • “Cante uma música”
  • “Me conte uma piada”
  • Ou para ouvir afirmações de autoconfiança, fale “Conversa de espelho” ou “Como eu estou? ”

Existem outras respostas especiais que a Issa gravou como “Hey Google, você ama mais o Daniel ou o Lawrence?” (personagens de Insecure) ou “Hey Google, me diga algo estranho”. Nelas, irão aparecer referências a suas produções.

Essa abordagem é diferente daquela implementada pelo Google com a voz de Legend. Afinal, grande parte de sua semelhança não foi registrada já que foi estimulada pelo Wave Net, a tecnologia de síntese de voz DeepMind do Google. Ao invés de registrar respostas para todos os tipos de solicitações, depois de separá-las para encontrar a correspondência para sua consulta específica, a IA faz todo o trabalho em tempo real.

A voz de Legend foi colocada de uma maneira extremamente natural, que dá respostas que não foram gravadas em estúdio e por isso, pode responder vários tipos de questões.

A opção de vozes de celebridades não é apenas uma exclusividade do Google, uma vez que a Amazon anunciou que irá colocar a voz de Samuel L. Jackson como alternativa à Alexa.

 

Via: The Verge