EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Anualmente, o Google divulga os vencedores do Material Design Awards, que reconhece desenvolvedores que melhor aplicaram a filosofia de design da empresa em seus aplicativos para Android. Agora, a companhia anunciou os vencedores da edição 2019 da premiação.

Neste ano, foram premiados quatro aplicativos, cada um em uma categoria diferente. Conheça os vencedores:

publicidade

Temas: Ruff

O Ruff é um aplicativo feito para permitir aos seus usuários escreverem notas rápidas. É um conceito simples refletido na sua estética, reconhecida pelo Google. A empresa viu no app elegância na forma como o Material Design foi aplicado, incluindo ferramentas como o “bottom sheet” (o menu na parte inferior da tela) e o “backdrop” (elemento de plano de fundo permanente e contextual). Os usuários também podem escolher temas claros, escuros ou completamente pretos, ideais para telas AMOLED.

Reprodução

Inovação: Reflectly

publicidade

O aplicativo funciona como um diário pessoal digital, equipado com inteligência artificial, visando tornar pensamentos negativos em pontos de vistas mais positivos, visando o bem-estar do usuário. Em termos de design, o Google reconheceu o Reflectly como inovador pela “capacidade de evoluir e estender o sistema Material Design em novas direções inspiradoras”. A empresa destaca “o movimento de coreografia (o modo como elementos da interface aparecem na tela), ajustes de elevação (subindo o nível de itens em um carrossel) e mudanças de estado”, que ajudam a criar “uma experiência de usuário bem construída”, dando origem a um produto “reconhecível, usável e agradável”.

Reprodução

Experiência: Scripts

O Scripts tem um propósito simples: ajudar seus usuários a ler e escrever em alfabetos distintos de múltiplos idiomas. Segundo o Google, o prêmio foi merecido pela “implementação criativa e efetiva de interação, navegação e conteúdo em serviço de uma experiência impactante de usuário”.

O Google apresenta o cuidado com detalhes como gradientes de cores e tipografia consistente como pontos positivos, além de incluir imagens de segundo plano para ajudar o usuário a fixar o aprendizado.

Reprodução

Universalidade: Trip.com

O Trip.com é uma ferramenta, como o próprio nome indica, para reserva de viagens, incluindo passagens, hospedagens e atrações turísticas. Em relação ao design, o app se destacou porque “a escala tipográfica e a hierarquia visual forte se mantêm por 19 idiomas suportados”, como explica o Google. A empresa também menciona o design bem-pensado e personalizável para uma ampla gama de usuários.

Reprodução