*De Bratislava, na Eslováquia

O Olhar Digital continua no leste europeu. E o assunto hoje são as assistentes digitais, como Alexa e Google Assistente. Esses dispositivos são, hoje, sonho de consumo de muitos e, com o avanço da internet das coisas, devem se popularizar e chegar a muitos lares. Aí começa o problema: eles podem se tornar potenciais pontos de distribuição de malware.

É isso mesmo: os Cibercriminosos já atuam nessa frente e muitos aparelhos Echo, da Amazon, têm alto potencial de infecção. Para se prevenir desde já, saiba que equipamentos inteligentes não devem ter acesso direto, sem criptografia, à internet. Além disso, é essencial usar autenticação de dois fatores, atualizar o firmware regularmente e desabilitar dispositivos que não estiverem em uso.

Uma das consequências da chegada dos malwares a aparelhos conectados pode ser o aumento da incidência de episódios de sextorsion – a extorsão mediante ameaça de exposição de conteúdo sexual. Ela atinge diferentes grupos etários e isso acontece tanto por desconhecimento quanto por vergonha.

publicidade

Para se proteger, vale tapar a câmera do notebook quando ela não estiver em uso – o que ocorre boa parte do tempo. Quem é responsável por menores, deve garantir que eles se mantenham bem informados sobre o tema. E, se for vítima de ameaças ou tentativas de chantagem, procure a delegacia de crimes virtuais.

*A jornalista Roseli Andrion foi à Bratislava a convite da Eset.