Um pequeno passo para uma mulher, mas um grande salto para a humanidade: Cristina Koch e Jessica Meir são as primeiras mulheres a saírem em uma caminhada totalmente feminina na Estação Espacial Internacional (ISS). O evento aconteceu nesta sexta-feira e teve transmissão ao vivo pela Nasa.
Confira as imagens:
As astronautas receberam apoio de diversos profissionais da área e personalidades pelo mundo. Tim Peake, primeiro astronauta britânico, definiu a caminhada como “épica”:
Good luck @Astro_Christina & @Astro_Jessica on your epic #spacewalk today! https://t.co/W2WZAv7BqJ
— Tim Peake (@astro_timpeake) October 18, 2019
Alexis Kopikis, sócio do Boundless Technology, mostrou que a caminhada serve de inspiração para sua filha, que tentou improvisar um capacete astronauta:
Godspeed @Astro_Jessica @Astro_Christina! So proud of our #AllWomanSpacewalk! You are an inspiration my daughter loves space we are so happy to watch you!!!! pic.twitter.com/4SMrB3bDTP
— Alexis Kopikis (@alexiskopikis) October 18, 2019
Angie Craig, representante dos Estados Unidos do 2º distrito congressional de Minnesota, disse que é maravilhoso ver mulheres levando a pesquisa e inivação do país para outro patamar:
Congrats Christina and Jessica! Wonderful to see women taking our country’s research and innovation to new heights! https://t.co/N6jXobTK21
— Angie Craig (@RepAngieCraig) October 18, 2019
A agência já havia tentado realizar a primeira caminhada feminina em março, mas um problema com o tamanho do traje espacial fez a Nasa recuar e remarcar a data. As astronautas que iriam participar da caminhada original eram Koch e Anne McClain, sendo que esta última acabou retornando para a Terra.
Koch foi escalada novamente e esta é sua quarta caminhada no espaço. Enquanto isso, essa será a estreia de Meir. O evento desta semana foi a partida para uma série de expedições previamente agendadas, tendo como intuito substituir baterias velhas fora da ISS usando uma nova tecnologia.
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de outubro de 2019 11:00