Após a estreia aclamada pelo público do filme “Coringa“, uma nova moda surgiu nas redes sociais: copiar a dança do ator Joaquim Phoenix em uma das cenas do longa, ao som da música Rock and Roll Part II. Chamado de #JokerChallenge, o desafio viralizou em muitos países e encontrou seu nicho especialmente no México. 

Assista à dança original de Joaquim Phoenix em “Coringa“:

No #JokerChallenge, os imitadores descem as escadas dançando de maneira descontraída, depois de terminarem de fumar um cigarro. No fundo é possível escutar a música Rock and Roll Part II, de Gary Glitter, que pertence à trilha sonora do filme dirigido por Todd Phillips.

publicidade

A maioria das pessoas dos vídeos compartilhados no #JokerChallenge, tanto no Twitter quanto no Instagram, aparece com uma roupa e maquiagem semelhantes às usadas por Phoenix; mas outros simplesmente fazem isso sem qualquer fantasia, como um garoto indonésio que veste um maiô e uma versão muito particular da maquiagem do vilão.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

#jokerchallenge #castinganakjakarta #castinganak #viralindonesia #joker #jokermovie2019 #lagiviral_indo

Uma publicação compartilhada por Riko.ryd (@rikoalvaroriyadi) em10 de Out, 2019 às 4:09 PDT

#JokerChallenge: Críticas ao desafio

Alguns usuários, no entanto, não gostaram muito do desafio. Eles questionam a escolha da música Rock and Roll Part II, visto que seu cantor original, Gary Glitter, cumpre sentença de 16 anos por abuso infantil.

“Coringa” é um sucesso

O filme do Coringa tornou-se o longa com a melhor arrecadação de estreia no mês de outubro, chegando aos US$ 93,5 milhões (aproximadamente R$ 380 milhões) apenas no primeiro fim de semana de exibição.

O sucesso, logicamente, não ficou apenas nas bilheterias. Depois do lançamento, muitas modas começaram a aparecer, como o #JokerChallenge e os filtros do Instagram do Coringa. No TikTok muitos usuários estão fantasiando-se do personagem para fazer os vídeos curtos.

Embora existam diversas críticas ao longa, sobre sua construção poder incitar movimentos de supremacistas brancos, como o “Incel”, “Coringa” é grande sucesso nas telonas e, agora, nas redes sociais.