A fabricante de equipamentos de telecomunicações Ericsson superou as expectativas de lucro trimestral nesta quinta-feira e elevou a previsão para o mercado de redes de telefonia para este ano. Todo esse otimismo por parte da empresa sueca é justificado pelo aumento na demanda por redes 5G, que está sendo consideravelmente maior do que se imaginava.

A Ericsson, juntamente com a finlandesa Nokia e a gigante chinesa Huawei, vende a maior parte dos equipamentos de rede de telefonia sem fio 5G. A empresa diz que agora visa vendas de 230 bilhões a 240 bilhões de coroas suecas (23,5 a 24,5 bilhões de dólares) no ano que vem; bem acima dos 210 bilhões de coroas previstos anteriormente.

As redes 5G estão no centro de uma guerra tecnológica entre China e Estados Unidos. Espera-se que elas realizem funções críticas em veículos autônomos, redes elétricas inteligentes e comunicações militares, o que reforça a importância de seu papel para a segurança nacional.

Borje Ekholm, presidente-executivo da Ericsson, citou uma demanda forte dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, e disse: “Deveríamos ter esperado isso? Até certo ponto sim, mas a realidade é que está acontecendo ainda mais rápido do que esperávamos há alguns meses”.

publicidade

Mesmo assim, a empresa sueca manteve a margem operacional de mais de 10% para 2020, levando em conta a pressão de curto prazo de alguns contratos e os custos iniciais mais altos para novos produtos 5G.

Via: Reuters