Já imaginou um dispositivo portátil que possa monitorar a saúde e funcionamento de 12 de seus órgãos internos, sem a necessidade de agulhas, exames de sangue ou coleta de amostras, com resultados instantâneos enviados para seu smartphone? Parece coisa de ficção científica, mas é o que promete um aparelho chamado RaDoTech.

Desenvolvido por uma empresa de mesmo nome na Estônia, o aparelho usa um método de eletrodiagnóstico baseado em um conceito japonês chamado Ryodoraku. Simplificando, ele analisa a atividade elétrica em 12 “pontos representativos” no corpo, cada um ligado a um órgão (pulmões, pericárdio, coração, intestino delgado, sistema imunológico, intestino grosso, pâncreas e baço, fígado, rins, bexiga, vesícula biliar e estômago). Perturbações nesta atividade representariam mal-funcionamento do órgão correspondente.

Um teste completo leva 5 minutos, e os resultados são mostrados na forma de imagens e gráficos no smartphone, junto com dicas do que fazer e de como viver melhor. A fabricante afirma que o aparelho tem “85% da eficácia de um teste clínico“, mas lembra que ele “não é um dispositivo médico”, e apenas oferece “informações de alta qualidade” sobre o corpo. Caso alguma anomalia seja detectada, o paciente deve procurar um médico.

publicidade

Fonte: Yanko Design