A ASUS investiu bastante em novidades para o Zenfone 6, um de seus principais aparelhos para 2019. O smartphone conta com um processador topo de linha e pela primeira vez na história de sua série traz uma câmera flip, sendo esta utilizada tanto para fotos tradicionais, quanto para selfies.

O Olhar Digital teve acesso a uma unidade o aparelho e conta a seguir em detalhes como ele se saiu em nossa bateria de testes!

Design e acabamento

O Zenfone 6 é um aparelho bem grande, que conta com uma tela IPS LCD de 6,4 polegadas sem nenhum notch e com a resolução 2340 por 1080 pixels na proporção 19 e meio por 9. A imagem gerada por ela apresenta cores bem vivas, mas o seu nível de brilho poderia ser um pouco mais alto.

Reprodução

publicidade

Algo que chama a atenção de forma positiva aqui é o aproveitamento do espaço da tela, que graças a câmera Flip, deixa o aparelho com bordas mínimas e nenhum notch ou entalhe.

Contando com um acabamento de vidro para a sua parte frontal e traseira, o Zenfone 6 pega muitas marcas de dedos facilmente e tem o seu peso em torno de 190 gramas, sendo um pouco pesado. Ainda em sua parte traseira, além do espaço dedicado para guardar a câmera flip, o aparelho também traz um leitor de impressões digitais bem discreto, mas é preciso lembrar que a função de desbloqueio por reconhecimento facial também está presente nele e funciona de forma eficiente.

Reprodução

No restante de seu corpo, o Zenfone 6 traz um botão para chamar o Google Assistente e também os clássicos botões de volume e Power. Já na parte inferior, o aparelho traz uma porta USB C e uma entrada para fone de ouvidos P2.

Para a parte de proteções, o Zenfone 6 ainda traz o Gorilla Glass 6 para evitar trincos e arranhões em suas partes de vidro. Já caso a sua preocupação esteja na fragilidade da câmera, você ficará um pouco mais tranquilo ao saber que o Zenfone 6 consegue detectar quando está em queda para retrair automaticamente a sua câmera principal.

Especificações técnicas e performance

Para as configurações do aparelho, a ASUS colocou no Zenfone 6 um processador topo de linha e bastante bateria. Assim, esta é a ficha técnica dele:

  • Processador octa-core Snapdragon 855;
  • 6 ou 8 GB de memória RAM;
  • 64, 128 ou 256 GB de espaço para armazenamento expansível com cartão microSD;
  • Bateria de 5.000 mAh.

Contando com um bom processador e uma quantidade de memória razoável, o aparelho da ASUS não enfrenta lentidão de nenhum tipo para rodar qualquer aplicativo da Google Play. Os games mais pesados também não são um problema e rodam bem mesmo com as suas configurações gráficas definidas no máximo.

Reprodução

Já o grande destaque do aparelho das configurações, como você deve ter notado acima pela ficha técnica, fica com a sua bateria de 5.000 mAh. O seu número por si só já é bem alto e, realmente, o aparelho consegue ficar bastante tempo longe de uma tomada.

Durante os dias que fiquei com o aparelho, eu pude usá-lo por mais de um dia tranquilamente, tendo em média uma autonomia de 15 horas. Isso, é claro, fazendo um uso normal do aparelho para tirar fotos, acessar a internet, programas e jogar. Aqui, o único ponto negativo vai para o seu tempo de carregamento, que leva em torno de 2 horas para fazer uma recarga completa.

Câmera

Como não poderia deixar de ser diferente, a câmera do Zenfone 6 é um de seus grandes destaques devido a ser Flip, tendo uma usabilidade bem interessante. No geral, já podemos adiantar, que as fotos saem bem, mas vamos aos detalhes.

Reprodução

Devido a uma boa abertura de sua lente principal, o Zenfone 6 consegue obter resultados eficientes com diferentes tipos de ambientes, sejam eles bem iluminados ou não, assim apresentando um bom nível de detalhes. Apesar desse ponto positivo, é notável que em muitos casos as fotos capturadas com o aparelho não saem com cores naturais, que ficam como se estivessem um pouco apagadas. A seguir, confira algumas fotos capturadas com o Zenfone 6:

Reprodução

Foto em ambiente aberto

Reprodução

Segunda foto em ambiente aberto

Reprodução

Foto em ambiente fechado

Já na questão de recursos, é aqui sim que o Zenfone 6 se sobressai. Devido a sua câmera poder ficar em qualquer posição ou ângulo, você consegue tirar fotos sem nunca perder de vista o que está sendo capturado, lembrando que esta posição da câmera pode ser controlada pelos botões de volume ou até com a própria mão.

Tirar uma foto panorâmica com o celular também é uma tarefa divertida e diferente. Ao invés de ter que ficar girando com o aparelho, como é feito com a maioria dos smartphones, ao iniciar o modo de foto panorâmica, o Zenfone 6 faz o movimento de captura sozinho, ou seja, basta você ficar parado e aguardar o processo ser concluído segurando firmemente o aparelho.

Outro modo interessante do aparelho, que também só está presente devido a sua câmera Flip é o de rastreio de movimento. Aqui, você toca na tela em uma pessoa ou objeto, e o Zenfone 6 irá segui-lo de forma automática para que ele não deixe de ser capturado. Apesar de interessante, é preciso lembrar que nesse modo, o objeto não pode correr muito ou o Zenfone 6 não conseguirá acompanhá-lo.

Já o modo noturno também marca presença por aqui. Os resultados obtidos com ele são bem decentes e mostram cores fiéis a realidade. Entretanto, fica aqui um aviso, que as vezes o modo noturno mostra alguns bugs e não realiza o pós-processamento da imagem, mas isto provavelmente deve ser corrigido com uma simples atualização de software.

Reprodução

Foto com modo noturno

Reprodução

Foto sem modo noturno

Agora, se o seu interesse é por conta das selfies, o Zenfone 6 é um ótimo aliado para essa tarefa. Devido a utilizar a mesma câmera, o resultado, é claro, é o mesmo que você viu acima para as fotos comuns. O grande destaque aqui é que diferente de alguns outros aparelhos com a câmera flip, o Zenfone 6 traz todos os modos disponíveis, o que é um grande atrativo.

Sistema

Por padrão, o Zenfone 6 vem com o Android 9 Pie instalado e a sua interface ASUS UI, que praticamente não lembra em nada a ZenUI. Assim, o sistema apresenta aqui uma experiência do Android quase pura, ao menos no que diz respeito ao visual.

Um ponto negativo, entretanto, fica por conta de alguns aplicativos pré-instalados, que não podem ser removidos do aparelho. Alguns até podem ser úteis, mas outros como o BR Apps, que é uma lista de aplicativos aleatórios da Google Play não adicionam qualquer utilidade, isso sem contar que este app vem com vários links quebrados.

Pelo lado positivo, o aparelho da ASUS ainda traz alguns recursos extras, que são bem interessantes. Por exemplo, com a função Game Genie, você consegue fazer transmissões ao vivo para diferentes serviços de streaming como o Twitch e o YouTube.

Conclusão

O Zenfone 6 é mais um dos aparelhos topo de linha de 2019 e ele não desaponta. Contando com um processador topo de linha e uma bateria com capacidade acima da média, o aparelho traz uma boa performance para qualquer tarefa e autonomia de sobra, mesmo para quem faz um uso mais pesado de seu smartphone.

A câmera do celular também apresenta bons resultados, apesar que poderia caprichar mais na fidelidade das cores. Felizmente, isso acaba sendo compensado com as suas funções inovadoras, que devem chamar a atenção de muita gente e podem ser usadas até com certa frequência.

O Zenfone 6 foi lançado no Brasil no dia 21 de outubro de 2019.