A Amazon está vendendo diversos produtos vencidos. A informação é da CNBC, canal de assinatura da NBC, dedicado a negócios.

De acordo com o relatório divulgado pelo veículo, muitos clientes reclamaram sobre o recebimento de itens alimentares com o prazo de validade vencidos nos últimos meses. Há até algumas análises de consumidores de produtos alimentícios que afirmam ter recebido alimentos vencidos em até um ano.

publicidade

Os vendedores de alimentos estão entre os mais de 2,5 milhões de empresas que usam a Amazon diariamente para distribuição. Isso corresponde a 58% do total de mercadorias vendidas pela empresa.

“Entrevistas com marcas, consumidores, vendedores e consultores terceirizados apontam brechas no sistema de tecnologia e logística da Amazon que permitem que itens expirados proliferem com pouca ou nenhuma responsabilidade. Os defensores da segurança do consumidor temem que, à medida que o mercado cresça, o problema só piore”, mostrou o relatório da CNBC.

publicidade

O veículo analisou os 100 itens mais vendidos da Amazon e descobriu que pelo menos 40% dos vendedores tinham mais de cinco reclamações de clientes sobre produtos vencidos, um número bem alto. As reclamações giravam em torno de diversos produtos como molho de pimenta, granola, fórmula para bebês, cremes, entre outros.

Em resposta, a Amazon disse à CNBC que os vendedores externos precisam fornecer datas de vencimento de itens alimentares e prometem não vender itens com menos de 90 dias restantes da data de vencimento a partir do momento em que são enviados.

publicidade

A empresa utiliza supervisores humanos e de inteligência artificial para detectar possíveis violações de itens alimentares.

Via: CNBC

publicidade