Volkswagen, Audi e Porsche (todas empresas do mesmo grupo) anunciaram nesta terça-feira (22) uma parceria com a EDP para instalar 30 estações de recarga ultrarrápida (de 150KW e 350KW) de veículos elétricos no estado de São Paulo. Serão 29 postos de 150KW e um de 350KW.

Além disso, serão instalados 30 equipamentos de recarga semirrápida (de 22KW). Ou seja, cada ponto da rede terá uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. Os eletropostos de carregamento ultrarrápido são capazes de reabastecer 80% da bateria do carro em 25 a 30 minutos.

A ideia do projeto é conectar 64 pontos de carregamento nos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Dessa forma, será formado um corredor de abastecimento de automóveis híbridos e elétricos com mais de 2.500Km de extensão.

A distância máxima entre as estações será de 150Km, para garantir autonomia aos motoristas. As rodovias que vão recebê-las são a Tamoios, a Imigrantes, a Carvalho Pinto, a Governador Mário Covas, a Dom Pedro, a Washington Luís e a Régis Bittencourt.

publicidade

Testes e novos veículos

O empreendimento foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e terá investimento de R$ 32,9 milhões. Esse é o primeiro projeto de instalação de carregadores ultrarrápidos da América do Sul. A implementação da rede será iniciada ainda em 2019. As primeiras inaugurações estão programadas para 2020 e a conclusão do trabalho deve ocorrer em três anos.

Os testes para homologação da infraestrutura de recarga são feitos com os veículos da Volkswagen, da Audi e da Porsche. A Volkswagen deve lançar seis carros elétricos e híbridos na América Latina até 2023. O primeiro deles é o híbrido Golf GTE, que chega ao Brasil em novembro.

Reprodução

Paralelamente, a marca desenvolve a família ID., produzida em uma plataforma de fabricação de veículos elétricos. Em 2025, a meta da empresa é comercializar 1 milhão de carros elétricos por ano.