Nesta semana, a Unicode Consortium lançou o padrão Emoji 12.1 para celulares Android. Com ele, chegam 168 novos personagens, sendo que a maioria consiste em diferentes variações de emojis já existentes, dando maior flexibilidade na hora de escolher uma opção.

A maior mudança é em relação aos diferentes tipos de cabelo: agora é possível utilizar personagens ruivos, carecas, de cabelos cacheados e grisalhos. Até o momento, personagens calvos e de cabelo encaracolado eram representados apenas de maneira resumida, sem que houvesse um personagem específico para isso.

publicidade

-> A história por trás do misterioso emoji de um homem de terno ‘levitando’

Foram adicionados também novos emojis referentes a profissões, como cantor, astronauta e piloto. Estas tendem a ser as versões padronizadas para quando o usuário não especificar um gênero. O agricultor também foi modificado: agora segura um forcado ao invés de um ramo de trigo. 

publicidade

A empresa criou ainda emojis de pessoas cegas (segurando bengalas) e em cadeira de rodas, além de 30 novas combinações de pessoas segurando as mãos, com diferentes tons de pele. As imagens, disponíveis no site da Unicode, são meramente ilustrativas; cada fabricante e plataforma fará seu próprio design dos emojis. 

A última versão, lançada em março deste ano, trouxe 554 novos personagens e 61 novos emojis. Os destaques à época foram as figuras de animais, alimentos e bocejo (confira na figura abaixo). As novas imagens foram baseadas em propostas recebidas pela Unicode Consortium. 

publicidade

As novas figurinhas devem começar a aparecer nos celulares em breve, com previsão para este ou o próximo trimestre. Com a recente adição, agora existem 3.178 emojis disponíveis para usar nos mais diferentes aplicativos, como WhatsApp, Telegram e Twitter.

A cada atualização, os emojis tornam-se mais inclusivos e diversificados. Novas profissões, maneiras de se referir a pessoas com deficiência, personagens sem gênero definido e os diversos tons de pele marcam as novas adições das tão famosas carinhas. Agora, fica a curiosidade sobre o que virá na próxima modificação.

publicidade

Fonte: Android Police