O Facebook, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) anunciaram na última terça-feira (22) o lançamento de um bot no Messenger, que pretende ajudar a obter informações e direcionar o atendimento na prevenção ao suicídio.

O objetivo da tecnologia, chamada de “Sala de Espera do CVV”, não é fornecer atendimento de fato, mas sim, direcionar quem precisa para os principais modos de atendimento do CVV, como o telefone 188 – que não tem custo de ligação – o chat no site ou e-mail. A ferramenta também vai tirar dúvidas sobre como fazer doações ou até se tornar um voluntário.

Ao ser detectada uma publicação que indica que determinada pessoa está passando por momentos difíceis, a seguinte mesagem será enviada:

Reprodução

publicidade

 

A porta-voz e voluntária do CVV, Elaine Macedo, afirma que o Centro “sempre buscou de forma contemporânea utilizar as novas tecnologias em equilíbrio com o atendimento humano que possibilite um encontro entre pessoas, para acolher de maneira eficiente aqueles que buscam por ajuda. Há 57 anos, quando o CVV foi fundado, o telefone era uma tecnologia para poucos, e já era um meio utilizado pela entidade”.

Ela reforça que a ideia da ferramenta não é substituir terapia ou auxílio médico, mas ser um “amigo provisório”, que poderá ter um ouvido atento durante a conversa.

A gerente de Programas de Bem-Estar do Facebook na América Latina, Daniele Kleiner, afirma que a rede social monitora o tema há dez anos e consegue detectar termos como ‘dor da alma’, ‘tristeza’ ou ‘quero me matar’. A empresa tem uma série de protocolos a seguir após o rastreamento mas, no nível mais grave de pretensão de suicídio, socorristas locais são acionados pela rede social.

Segundo o Facebook, só no ano passado, 3.500 pessoas em risco de suicídio foram atendidas por equipes locais de socorristas em todo o mundo.