EnglishPortugueseSpanish

A empresa Raytheon entregou o primeiro veículo equipado com tecnologia anti-drone à Força Aérea dos EUA. O veículo possui um potente laser que usa sensores eletro-ópticos/infravermelho para detectar e rastrear drones. Após identificar o dispositivo voador, ele o neutraliza com um laser em um processo que leva apenas alguns segundos.

publicidade

A Raytheon diz que o sistema carrega sua energia em uma tomada com o padrão 220 volts e que fornece dezenas de disparos com uma única carga – eles não especificaram exatamente quantos disparos o laser pode realizar. A boa notícia é que ele pode ser acoplado a um gerador para permanecer ativo por mais tempo.

A entrega do veículo ocorreu no começo de outubro, a Força Aérea pretende realizar um período de testes de um ano antes de adotar a tecnologia para suas missões. Operadores serão treinados para utilizar o sistema enquanto sua eficácia é testada no mundo real.

Seu uso pode ter várias aplicações, mas, aparentemente, a principal delas é impedir que drones inimigos coletem informações em bases militares. Outra possibilidade é que o equipamento possa ser usado para abater sistemas aéreos não tripulados equipados com armas.

Para mostrar como a tecnologia funciona, a empresa divulgou um vídeo de todo o processo realizado para abater um drone inimigo.

publicidade

Via: Engadget