O conflito entre os EUA e a Huawei continua. Essa briga acabou impedindo que a empresa implementasse completamente sua tecnologia 5G nos EUA. Entretanto, a nova rede ainda pode chegar aos Estados Unidos. Isso porque a Huawei parece ter encontrado uma alternativa: licenciar suas patentes para empresas estrangeiras.

Vincent Pang, vice-presidente sênior e diretor de conselho da Huawei, disse à Reuters que a empresa está conversando com várias companhias americanas sobre o licenciamento de patentes para a tecnologia 5G. No entanto, Pang não especificou quais empresas, quantas são ou como serão as negociações.

publicidade

“Existem algumas empresas conversando conosco, mas seria uma longa jornada até realmente finalizar tudo”, explicou Pang. “Eles demonstraram interesse”, acrescentou, observando que as negociações estão em um estágio muito inicial atualmente, então não há o que divulgar.

A proibição da Huawei se refere especificamente a empresas dos EUA que compram ou vendem produtos de ou para a Huawei. Por isso, licenciar a tecnologia 5G para empresas americanas pode ser uma solução inteligente, pois a proibição provavelmente não se aplicaria. Obviamente, o governo dos EUA pode mudar as regras e interromper o licenciamento de patentes, mas isso é improvável.

O verdadeiro problema com o plano, no entanto, é sua viabilidade. Mesmo se uma empresa sediada nos EUA obtivesse as patentes da Huawei e as usasse para criar um produto, se houvesse algum tipo de problema, eles não poderiam solucioná-los, já que é necessário muito dinheiro e tempo para desenvolver uma solução, implementá-la e, em seguida, melhorá-la ao longo do tempo.

A tecnologia 5G da Huawei é considerada a melhor e a mais barata do mundo. Há outras opções disponibilizadas pela Nokia e Ericsson, mas a rede da gigante chinesa segue sendo a preferida para o começo da disseminação da tecnologia.

Via: Android Authority