Notícias

Nova técnica ajuda drones a identificar sobreviventes após desastres

25/10/19 15h17, atualizada em 25/10/19 15h20

Uma equipe conjunta de pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, e do Iraque desenvolveu uma nova técnica que usa as câmeras de drones para identificar à distância se uma pessoa está morta ou viva. Equipados com uma câmera e software especiais, os drones detectam sinais de vida identificando pequenos movimentos no tórax da pessoa causados pela respiração.

Técnicas anteriores, baseadas em mudanças na cor da pele ou na temperatura do corpo, são menos precisas. Câmeras térmicas, especialmente, podem ter problemas ao identificar um corpo em locais quentes, onde a diferença de temperatura em relação ao ambiente é pequena.

Segundo os autores do estudo, esta técnica pode ser útil em situações como terremotos, enchentes, desastres nucleares, explosões químicas, ataques biológicos, tiroteios em massa, combates urbanos, busca por desaparecidos ou desastres aéreos. Com os drones, equipes de socorro e resgate poderiam identificar e priorizar o atendimento aos sobreviventes, ajudando a salvar vidas.

Fonte: DroneDJ 

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags