Um grupo de cibercriminosos que se autodenomina “Shadow Kill Hackers” atacou o site da administração da cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Os invasores estão ameaando fazer o upload dos dados roubados na internet, a menos que recebam um pagamento no valor de US$ 30 mil, aproximadamente R$ 120 mil, em Bitcoins.

Os hackers estão dando até a próxima segunda-feira (28), às cinco da tarde pelo horário local, para que o governo da cidade realize o pagamento.

publicidade

 

 

publicidade

O Twitter oficial da cidade postou uma mensagem afirmando que “havia detectado uma violação de rede que resultou em acesso não autorizado aos sistemas de informação da cidade”.

“O incidente está sendo investigado pelos especialistas em segurança cibernética, que tomaram medidas imediatas e apropriadas para reforçar as medidas de segurança para avaliar possíveis impactos. Como resultado, vários sistemas voltados para o cliente foram desativados”, acrescenta o tuíte.

publicidade

Diversos funcionários da cidade disseram ter recebido uma mensagem dizendo “todos os seus servidores e dados foram invadidos. Temos controle de tudo na cidade. Também corrompemos todas as senhas e dados confidenciais, como informações pessoais”.

O ataque aconteceu no mesmo período em que bancos relataram problemas na internet, que, provavelmente, estão relacionados ao ataque.

publicidade

 

Via: The Next Web