A Microsoft está testando um novo sistema de avaliação para novos motoristas na Índia. A empresa fechou uma parceria com a Secretaria de Transportes na cidade de Dehradun para testar o sistema, baseado no uso de celulares. O “Harnessing AutoMobiles for Safety” (HAMS) utiliza inteligência artificial para avaliar motoristas e sua direção.

Para usar a inteligência artificial, o usuário deve encaixar o celular em um suporte no painel do carro. O software primeiro checa a face do motorista e a posição da câmera do carro, e então solicita que ele inicie o teste. Assim que o motorista começa a dirigir, a IA mensura a trajetória do veículo, o olhar do motorista e a distância do carro para objetos na via, utilizando as câmeras frontais e de ré do automóvel.

Junto ao Instituto de Direção e Pesquisa de Tráfego (IDTR), a Microsoft desenvolveu esse novo método de avaliação. Em seguida, a companhia treinou a inteligência artificial em determinadas manobras, tais como dirigir ao redor de uma rotatória e estacionamento paralelo.

publicidade

Venkat Padmanabhan, que iniciou o projeto HAMS em 2016, diz que essa tecnologia retira a necessidade de um avaliador humano. “O maior desafio no teste tradicional para a carteira de motorista é o ônus colocado sobre os examinadores humanos e a resultante subjetividade que um candidato enfrenta. Automatização utilizando o HAMS pode não só ajudar a aliviar os avaliadores desse fardo, como também tornar o processo objetivo e transparente para os candidatos”.

Um pesquisador da Microsoft, Akshay Nambi, comenta que mais de 50 pessoas estão realizando os testes em Dehradun todos os dias, auxiliados por câmeras ao longo do trajeto da prova. Na Índia, as provas de direção são muito irregulares. Frequentemente, outras pessoas aparecem para realizar o teste no lugar do candidato, ou os examinadores não prestam atenção a todos os aspectos da direção.

De acordo com uma pesquisa realizada pela SaveLIFE Foundation, uma organização que trabalha com segurança na estrada, sugere que 59% dos portadores de carteiras de motorista na Índia não realizaram a prova de direção. A implementação de um teste baseado em IA pode ajudar a evitar essas irregularidades e também reduzir a dependência de humanos.