A Cirrus Aircraft, fabricante norte-americana de aviões de pequeno porte, e a Garmin, especializada em sistemas de navegação e localização, demonstraram pela primeira vez o uso do Safe Return Emergency Autoland System (Sistema de Retorno Seguro e Pouso Automático de Emergência), um sistema que permite a um avião pousar sozinho ao toque de um botão.

O sistema foi instalado em um Cirrus Vision Jet, um pequeno jato de passageiros com capacidade para seis pessoas, projetado para ser operado pelo proprietário em vez de um piloto profissional. Em caso de emergência, como se o piloto estiver incapacitado por algum motivo, tudo o que um dos passageiros tem que fazer é apertar o grande botão vermelho no teto do cockpit.

publicidade

O avião irá automaticamente selecionar o aeroporto mais próximo com condições adequadas para pouso, se comunicar com a torre de comando (usando mensagens de texto ou voz pré-programadas) fazer a aproximação, pousar e desligar os motores. Telas LCD no cockpit informam ao passageiro passo-a-passo o que está acontecendo durante o pouso. É possível até mesmo notificar os serviços de emergência locais, se necessário.

publicidade

A Garmin irá em breve oferecer o Safe Return Emergency Autoland System a outras fabricantes de aeronaves equipadas com seu pacote de aviônica Garmin G3000. Segundo a empresa, a tecnologia pode ser usada em uma futura frota de táxis aéreos elétricos, oferecendo aos passageiros mais segurança e a sensação de que podem lidar sozinhos com uma emergência.

Fonte: Wired