Na manhã desta sexta-feira (1), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deflagrou a Operação 404, que busca combater crimes de pirataria. O nome da ação é uma alusão ao número do protocolo HTTP de erro, indicando que uma página da web não foi encontrada.

De acordo com o MJSP, a operação cumpre 30 mandatos de busca e apreensão e tem como objetivo bloquear ou suspender 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo. As autoridades buscam a “desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais”.

É uma operação grande, que ocorre em larga escala e é integrada com polícias de 12 estados do país: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

Além disso, a operação contra crimes digitais conta com outros órgãos e agências governamentais como a Ancine, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) e associações de proteção à propriedade intelectual no Brasil. Órgãos internacionais também estão ajudando na ação, sendo estes a embaixada do EUA no Brasil e Departamento de Justiça do EUA.

publicidade

Via: UOL