A Motorola é uma das marcas com diversos celulares Android para atender as necessidades diferentes de seus consumidores. Em um evento realizado durante o mês de outubro, a Motorola apresentou três celulares novos, incluindo os aparelhos da linha Moto G, que sempre se destacou entre os smartphones intermediários.

O Olhar Digital teve o acesso a uma unidade do Moto G8 Plus, o celular um pouco mais forte da linha para fazer uma análise e lhe conta a seguir o que achou dele. Confira:

Design e acabamento

Logo ao ver o Moto G8 Plus, um dos detalhes que mais chama a atenção é o seu acabamento, que conta com cores bonitas para refletir a luz do ambiente. Mesmo com tal efeito, algo negativo a ser ressaltado aqui é a saliência das câmeras traseiras, que são bem saltadas em relação ao corpo. Além disso, uma das lentes do produto acaba ficando bem separada das outras, o que também não contribui para o design do produto.

Reprodução

publicidade

Para a questão da tela, o Moto G8 Plus conta com um display IPS LCD de 6,3 polegadas, resolução de 2280×1080 pixels e proporção 19:9, sendo que é nele que está presente a câmera frontal, posicionada em um notch em gota. No geral, essa tela do aparelho consegue produzir boas imagens mantendo um equilíbrio decente entre os níveis de saturação e contraste.

Reprodução

O aparelho da Motorola, também vale lembrar, é um pouco pesado já que possui 188 gramas. Ainda em seu corpo, estão presentes os botões de volume, power, uma porta USB C e uma entrada para fones de ouvidos P2.

No geral, a Motorola deixou o Moto G8 Plus como um aparelho bem bonito, entretanto, as câmeras saltadas realmente atrapalham um pouco, assim como o seu peso.

Especificações técnicas

Para a sua configuração, a Motorola optou por um conjunto bem equilibrado e que funciona bem para um aparelho intermediário. Assim, confira abaixo a ficha técnica do Moto G8 Plus:

  • Processador Octa-Core Snapdragon 665;
  • GPU Adreno 610;
  • 4 GB de memória RAM;
  • 64 GB de espaço para armazenamento.

Apesar de não possuir muita memória RAM, o Moto G8 Plus dá conta de praticamente qualquer aplicativo presente na Google Play sem grandes problemas. Inclusive, mesmo que você tenha o hábito de deixar diversos programas abertos, dificilmente você verá algum engasgo ou qualquer tipo de lentidão nele.

Já quando o assunto é jogos, a situação acaba mudando um pouco para o Moto G8 Plus. Para os títulos mais leves, o aparelho dá conta do recado, entretanto, ao rodar algo mais pesado, o celular já começa a apresentar certas lentidões. No fim, os grandes games ainda são bem jogáveis, mas quem quer rodar, por exemplo, um Call of Duty Mobile, terá algumas dificuldades.

Por sua vez, um aspecto positivo do Moto G8 Plus, que já era visto em seus antecessores é a sua bateria. Aqui, o aparelho traz uma bateria de 4.000 mAh, que demonstrar estar bem otimizada para o conjunto do celular e consegue fazer com que você use o celular por praticamente um dia e meio, em condições normais.

Mais um ponto positivo por aqui, também fica para o seu tempo de carregamento, já que o celular faz uma recarga completa feita em aproximadamente uma hora e meia. Entretanto, um ponto negativo em relação a bateria fica pelo fato de o Moto G8 Plus não ter suporte ao carregamento por indução.

Câmera e fotos

Para quem está interessado em tirar fotos, o Moto G8 Plus também traz algumas novidades. Pela primeira vez na história da linha, um aparelho conta com três lentes traseiras, que podem ser divididas da seguinte forma:

  • Uma lente wide de 48 megapixels com abertura f/1.7;
  • Uma lente ultrawide de 16 megapixels com abertura f/2.2;
  • Uma lente de 5 megapixes, sendo esta um sensor de profundidade;
  • Uma lente com 25 megapixels e abertura f/2.0 para selfies.

Com este conjunto de lentes, o Moto G8 Plus consegue tirar boas fotos independentemente de estar em um ambiente com muita ou pouca luz devido a boa abertura de sua câmera. Assim, o aparelho consegue também entregar um bom nível de detalhes nas imagens e cores vivas, que apenas em um caso ou outro acabam saturadas em excesso.

Reprodução

Foto em ambiente fechado

Reprodução

Foto em ambiente aberto

Já em relação a modos, o Moto G8 Plus não inova muito em comparação aos outros aparelhos da Motorola. Dessa forma, ele traz como seus principais destaques, os modos retrato e cor em destaque, onde um elemento fica em foco, enquanto o restante acaba em preto e branco.

 Reprodução

Foto com modo retrato

Reprodução

Foto com modo cor em destaque

Outro detalhe do aparelho, é que ele também aplica a inteligência artificial para melhorar o resultado das fotos, mas em nossos testes, constantemente vimos erros nas imagens detectadas por ela. Assim, por exemplo, um brinquedo acabava sendo detectado como uma comida.

Por sua vez, o Moto G8 Plus também traz um modo noturno, mas que apresenta resultados mistos. Por exemplo, ele até funciona bem quando utilizado em um cenário ou paisagem estática, mas não consegue processar bem imagens com pessoas ou demais objetos, que estejam em foco.

Reprodução

Foto sem modo noturno

Reprodução

Foto com modo noturno
Em relação a vídeos, o Moto G8 Plus consegue fazer gravações na resolução 4K a 30 quadros por segundo. Entretanto, o seu grande destaque vai mesmo para a sua câmera de ação, que pode gravar vídeos na horizontal enquanto o aparelho é segurado na vertical, assim como o Motorola One Action faz.

Se o seu interesse já está voltado para selfies, felizmente, o celular mantém o padrão visto nas suas câmeras principais e consegue entregar bons resultados.

Reprodução

Selfie

Sistema

No que diz respeito ao sistema, o Moto G8 Plus vem com o Android 9 Pie instalado por padrão, mas deve receber a atualização para o Android 10. Como de costume, a Motorola manteve aqui uma interface praticamente pura para o sistema do Google, sendo isso um ponto positivo.

Já em relação ao número de aplicativos pré-instalados, aqui, a Motorola deixou praticamente apenas os seus programas padrões, que não são muitos e tendem a ser úteis para a maioria das pessoas. E, é claro, as Moto Ações continuam a marcar presença no sistema para agilizar algumas tarefas.

Preço e disponibilidade

O Moto G8 Plus foi lançado no Brasil no dia 24 de outubro de 2019 e pode ser adquirido no site oficial da marca por R$ 1.500 a vista ou R$ 1.700 parcelado.

Conclusão

O Moto G8 Plus é um ótimo aparelho do segmento intermediário e atende com folga as principais necessidades das pessoas para um uso comum do celular. Outro ponto positivo dele é que o aparelho também conseguiu agregar os principais recursos vistos na linha Motorola One

O grande destaque do aparelho, entretanto, fica para a sua bateria, que é capaz de fornecer uma ótima autonomia, além da sua câmera que sai bem para a maioria das situações. Apesar disso, é preciso lembrar que o Moto G8 Plus praticamente não traz recursos inovadores, mas isso não lhe ofusca.