A rede 5G é uma tecnologia relativamente nova, e que está chegando aos poucos aos principais países do mundo. No entanto, essa semana a China anunciou que já está desenvolvendo a tecnologia 6G. Durante uma reunião organizada pelo Comitê de Fundação Científica do país, foram divulgados alguns detalhes sobre o desenvolvimento da tecnologia.

De acordo com vice-ministro Wang Wei, a atual pesquisa para criação da tecnologia 6G ainda está em estágio inicial, e sua aplicação ainda não está definida, mas seu desenvolvimento já começou. O vice-ministro ainda adiantou que duas equipes serão responsáveis pelo desenvolvimento. A primeira delas está ligada a departamentos governamentais e tem foco na implementação da tecnologia. Já a segunda está ligada às universidades, empresas e instituições científicas que têm o objetivo de estudar a tecnologia em si, e fazer com que seu desenvolvimento seja uma realidade.

Essa informação pegou muitos de surpresa, já que, inicialmente, o desenvolvimento do 6G estava previsto para começar em 2020 na China. Atualmente, o país asiático é líder no desenvolvimento e implementação da tecnologia 5G. Isso se deve muito à presença da Huawei, que investiu alto no sistema. Nada foi confirmado, mas rumores apontam que a Huawei pode estar envolvida no projeto em função de seu histórico com tecnologias de telecomunicação.