A Xiaomi é uma marca bem popular no Brasil e tem ficado cada vez mais em evidência desde o seu retorno oficial para o nosso país. Na maioria de seus celulares, a empresa implementa a MIUI, uma espécie de interface para o Android, que tem alguns recursos exclusivos e até características únicas. Essa interface chegou a sua décima primeira versão recentemente e o Olhar Digital mostra o que mudou nela!

Uma das principais novidades da MIUI 11, fica por trazer o Android 10 aos aparelhos da marca, que traz alguns recursos bem interessantes. Entretanto, logo ao instalar a MIUI 11, a primeira coisa que você notará de diferente são os ícones novos. Agora, ao invés de adotar um visual mais quadrado, eles são arredondados. Essa mudança também pode ser vista de forma mais discreta em outros locais, como por exemplo, no discador para fazer ligações. Mais um local que também teve o seu visual repaginado foi o menu de “Configurações”, que conta com novos ícones e algumas das principais funções novas da MIUI 11.

publicidade

Com o nome de “Exibição ambiente”, de forma similar ao “Always on” da Samsung, os aparelhos da Xiaomi ganham mais opções de relógios e planos de fundo para serem exibidos junto com notificações e outras informações enquanto o celular está bloqueado. Ainda na questão visual, quem gosta de trocar o fundo da tela inicial, ficará feliz de saber que vídeos agora são suportados como papéis de parede dinâmicos.

Já o modo escuro, apesar de ter marcado presença em versões anteriores da MIUI, ganhou uma novidade interessante. Ao invés de ser ativado apenas manualmente, agora é possível agendar um horário para que ele entre ou saia de ação de forma automática. Quem também está em busca de usar menos o celular no dia a dia, poderá aproveitar os recursos do Bem-estar Digital do Google, que traz funções como definir um tempo máximo de utilização para um app ou informações de quantas vezes você desbloqueou o seu celular. Ainda em relação a recursos menores, agora ficou mais fácil tirar screenshots de telas longas, como a de uma conversa do WhatsApp.

publicidade

Saindo um pouco das configurações da MIUI 11 e funções específicas, os aplicativos também receberam novidades para facilitar o nosso dia-a-dia. O “Gerenciador de arquivos” da Xiaomi, graças a uma parceria com a WPS Office, agora traz um leitor de documentos para planilhas e arquivos de texto de forma nativa. Já o aplicativo “Anotações” ganhou uma função de tarefas para adiconar lembretes de voz ou texto para os seus afazeres.

Outra aplicação que não foi esquecida é a Calculadora da Xiaomi. Além de estar com um visual mais moderno, agora é possível utilizar o aplicativo no modo PiP, para que você possa fazer contas mais facilmente sem ter que ficar alternando entre aplicativos. Quem também tem o costume de enviar arquivos para outras pessoas, poderá aproveitar o recurso “Compartilhamento Mi”, que por enquanto tem compatibilidade limitada com aparelhos de determinadas marcas. Já outra novidade que deve fazer sucesso são os adesivos do TikTok que foram integrados no aplicativo de câmera para a criação de vídeos curtos, que não estava disponível para todos aparelhos.